Não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado? Entregue para o caminhão de gás

nao-sabe-o-que-fazer-com-o-oleo-de-cozinha-usado-entregue-para-o-caminhao-de-gas.jpg

Ação da Ultragaz já coletou mais de 1 milhão de litros de óleo de cozinha, usados na produção de sabão e biodiesel

O projeto “Junte Óleo: Ultragaz Coleta, Soya Recicla”, fruto de uma parceria entre a Ultragaz, Bunge e Instituto Triângulo, coletou mais de 1 milhão de litros de óleo de cozinha usado desde 2014, ano de seu lançamento. A campanha acontece nos estados de São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.

A cada dois litros de óleo de cozinha usados e entregues nos caminhões da Ultragaz, o cidadão recebe duas barras de sabão biodegradável produzidas com parte do que é coletado. Outra parte do óleo usado é transformado em biodiesel.

“O óleo de cozinha usado é um resíduo que não deve ser descartado no ralo ou na pia da cozinha”, diz Eduardo Maki, presidente do Instituto Triângulo. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água.

LEIA MAIS: 8 dicas para uma rotina de beleza mais natural e sustentável
HomeRefill recolhe lixos de praia do litoral de SP e conscientiza sobre consumo e desperdício

Além do sabão, com 90% de biodegradabilidade, o biodiesel produzido a partir do óleo de cozinha usado é uma iniciativa sustentável, um combustível de energia renovável que reduz as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global, diz Maki.

“A campanha visa, além de trazer benefícios à sociedade, a preservação do meio ambiente. Nossa intenção é a expansão para um maior número de estados e cidades, contemplando assim um maior número de domicílios impactados”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Companhia Ultragaz.

Os veículos habilitados para coletar as doações estão equipados com faixas informativas sobre o projeto. Os vendedores entregam para os consumidores um folheto explicativo com todos os detalhes da parceria. Tudo o que é arrecadado é encaminhado ao Instituto Triângulo, responsável pela produção do sabão e pela destinação do resíduo para a produção do biodiesel.

“Nosso objetivo é sensibilizar continuamente a população, conscientizando as pessoas da importância da reciclagem. Com a coleta porta a porta, facilitamos o descarte adequado do óleo e envolvemos diretamente as pessoas em seus lares, o que facilita a participação na ação”, afirma Rosângela Barbosa, responsável pelo Marketing da Bunge.

No site do Soya Recicla, é possível conhecer mais pontos de coleta e todas as localidades que participam da Campanha “Junte Óleo, Ultragaz Coleta, Soya Recicla”: www.soya.com.br/soyarecicla.

Como preparar o óleo para descarte

Saiba como armazenar o óleo usado antes de entregá-lo para o caminhão do gás ou posto de coleta (confira aqui outros endereços para descarte):

1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos;
2° – Passe o óleo por uma peneira, para tirar resíduos de alimentos, e, com um funil, despeje em uma garrafa pet;
3° – Mantenha a garrafa fechada, para evitar odores e insetos;
4° – Limpe a panela com um guardanapo de papel e descarte-o no lixo orgânico;
5° – Leve ao ponto de entrega.

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider