Identifique câncer de próstata em 1 hora | USP desenvolve procedimento inovador.

câncer de próstata

Identifique câncer de próstata em 1 hora | USP desenvolve procedimento inovador.

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um biossensor capaz de identificar em 1 hora o câncer de próstata ou a predisposição para desenvolvê-lo. A técnica é menos invasiva e de baixo custo cada teste custa em média de R$ 4 a R$ 5.

O novo biossensor é uma lâmina que tem uma camada de ouro, nanotubos de carbono, quitosana e um pó extraído da casca do camarão. O exame é feito por meio da coleta de urina ou sangue – sem a necessidade do exame de toque retal e teste de sangue de PSA como são os métodos atuais.

Teste já foram concluídos em 50 pacientes apontando, em todos os casos, eficiência em detectar o câncer de próstata ainda em estágio inicial. O estudo, que é uma parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP), ainda está no processo de patente e aprovação e por isso ainda pode demorar alguns anos para chegar ao mercado.

A pesquisadora Juliana Coatrini Soares, afirma que com essa descoberta, “o tratamento pode ser iniciado mais cedo e aumenta a vida do paciente.” O professor do IFSC Osvaldo Novais de Oliveira Júnior garante que o resultado é mais específico e eliminando outros procedimentos que podem encarecer o tratamento.

-Redação.

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts