5 dicas para curtir o Carnaval com energia e disposição

Mulheres com fantasia de Carnaval

Seja nos blocos de rua, nos sambódromos ou no frevo, muitas pessoas já estão se preparando para curtir os quatro dias de folia do Carnaval por todo o Brasil.

Para aproveitar a festança, é preciso pensar além da fantasia, e cuidar também do corpo. Tudo o que você consumir antes e durante o Carnaval pode dar mais gás para continuar ou simplesmente esgotar o organismo.

Para alcançar um equilíbrio, é importante pensar na alimentação e no consumo de bebidas. Confira algumas dicas da nutricionista do Espaço Volpi, Gabriela Forte, para antes, durante e depois dos dias de folia:

1 – Procure consumir vegetais, legumes e frutas

Eles possuem uma excelente concentração de vitaminas, minerais, fibras e água, essenciais para o organismo. Mas é preciso ficar atento quanto à procedência desses alimentos e sua forma de preparo, para minimizar os risco de contaminações, prejudicando o seu Carnaval.

2 – Carboidratos são bem-vindos

Nos dias de folia, aposte nos carboidratos e também em frutas de alto teor hídrico. Alimentos como mandioca, batata doce, pães integrais, banana, manga, melancia, mamão, melão e aveia são boas pedidas para auxiliar na liberação de energia gradativa durante a diversão.

3 – Passe longe de frituras e alimentos gordurosos

Os alimentos gordurosos e as frituras são opções que exigem uma carga de trabalho maior para o sistema digestivo, incluindo o fígado. Com essa sobrecarga de trabalho em conjunto com o desgaste do organismo, além do consumo da bebida alcoólica, é natural que o folião apresente náuseas, enxaquecas ou um estímulo elevado no trânsito intestinal. Melhor não arriscar…

LEIA MAIS: Quer viajar no Carnaval? Saiba quanto custa voar para os principais destinos do país

4 – Consuma o dobro de água

A água reduz a concentração de álcool na corrente sanguínea e minimiza os impactos negativos que a bebida traz em conjunto com a desidratação. Tente consumir o dobro de água em relação ao consumo de bebidas alcoólicas.

5 – Pós-folia

Cansaço, excesso de bebidas alcoólicas e privação de sono fazem o organismo viver uma situação estressante. O resultado é a elevação do cortisol, hormônio inflamatório que afeta a retenção hídrica, facilitando o acúmulo de gordura corporal e afetando também o sono, a disposição e o rendimento.

O consumo de verduras, legumes e frutas, além, claro, da água, auxiliará na maior concentração de fitoquímicos e antioxidantes importantes para os processos de “limpeza do organismo”. Uma boa ideia é aliar à alimentação uma boa dose de chás naturais, como cavalinha, gengibre com canela em pau, hibisco, salsinha e dente de leão, para acelerar a recuperação.

Comentários