Como atrair talentos da Geração Z?

geracao-z-e-millennials-como-conquistar-a-atencao-deles

No Brasil os jovens universitários, atualmente, são pertencentes à Geração Z (que engloba os nascidos entre 1990 e 2010). Atualmente existem cerca de 24 milhões de pessoas com idades entre 18 e 24 anos, o equivalente a 15% do público maior de idade, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O mercado de trabalho já precisa começar a se preocupar em atrair e reter talentos dessa faixa etária, que veio ao mundo inserida em um contexto tecnológico já desenvolvido, esses jovens, em grande parte universitários, possuem visões bem distintas de seus familiares em relação ao mercado de trabalho.

Segundo estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), eles buscam primeiramente um emprego que gostem, depois conseguir equilibrar vida pessoal e trabalho, e em último lugar eles disseram se importar com “ganhar bem”.

Por ser uma geração com habilidade multitarefa, esses jovens costumam se relacionar com o trabalho de forma muito diferente das anteriores, primeiramente porque possuem habilidades digitais avançadas e depois, porque têm a tendência de migrar muito de emprego, necessitando de engajamento contínuo, dinamismo, interatividade e multidisciplinaridade para desenvolverem suas características criativas e curiosas.

Outro ponto primordial para essa geração, é a forma como lidam com diversidade étnico-raciais, culturais, estilo, gênero e identidade coletiva. Para eles, a empresa em que atuam precisa respeitar e valorizar esses conceitos. A flexibilidade de horários é outro ponto alto para esse grupo, que muitas vezes procuram por uma função que possa ser desenvolvida até em home-office. Também não sabem enxergar e lidar com hierarquias quanto as gerações passadas.

O estudo revela, ainda, que para a Geração Z, a felicidade na vida adulta consiste em uma combinação de segurança, estabilidade emocional e realização profissional. E que eles estão dispostos a adiar planos de casamento e filhos, por exemplo, se necessário, para atingir esses três pilares.

Para conseguir não só atrair, mas reter um talento da Geração Z, a empresa precisa trabalhar o conceito de “Employer Branding”, ou “Marca Empregadora”, ainda cedo, enquanto estão nas Universidades, conhecendo sobre o possível ramo que irão atuar. As empresas podem atingi-los mostrando como são ligadas às questões socioeconômicas e ambientais, como fazem ações culturais para o público interno, como são flexíveis, tecnológicas, pouco hierárquicas etc. Isto é, de forma a chamar atenção dos próximos profissionais do mercado para que tenham desejo de pertencer ao time.

Engajamento é a palavra! Pois após atrair esses talentos, a marca precisa saber lidar com eles, incentivando-os com ações de endomarketing, criando um clima organizacional sempre agradável, ético e o menos hierárquico possível, além de horários e tarefas flexíveis, sempre abertos a mudanças que envolvam aprimoramentos tecnológicos. Ou seja, o segredo do sucesso é se adaptar às gerações para garantir vida próspera no mercado de trabalho.

Por Deborah Lima

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider