Como criar uma rotina de estudos com os filhos em casa?

como estudar em casa

Como criar uma rotina de estudos com os filhos em casa?

Estudar pelas plataformas online e sem sair do quarto pode ser um grande desafio, assim vem a pergunta, como criar uma rotina de estudos com os filhos em casa?

Seguindo as orientações do Governo do Estado, todas as escolas suspenderão suas aulas para colaborar com a não propagação do coronavírus. Com os pais trabalhando em home office e filhos em casa, a organização da família faz toda a diferença na hora de manter os pequenos focados nos estudos. Afinal, ninguém está de férias.

Neste momento é função dos pais se aproximarem e orientar os pequenos na criação de uma rotina de estudos, ainda mais quando muitas escolas estão encontrando como saída o estudo online. Segundo a pedagoga Marizane Piergentile Diretora de educação da rede adventista do ABCDM e Baixada Santista, agora é o momento que os pais e responsáveis devem estar mais perto dos seus filhos trabalhando o diálogo e a responsabilidade social. “Precisamos deixar claro que esta não é a hora de divertimento ou folga. As crianças precisam entender a importância da quarentena e para isso, criar uma rotina de estudo faz toda a diferença.”

Para a pedagoga não existe uma fórmula certa, os pais devem entender seus filhos e pensar em estratégias. “Por exemplo: se o seu filho estuda de manhã, mantenha essa rotina. Acorde ele cedo, faça-o tomar café e já realizar as atividades propostas pelo colégio. Mostre que, caso ele cumpra esse ‘combinado’, logo mais estará livre para o seu momento de lazer,” explica Piergentile.

Outra dica é mudar o ambiente do estudo. Monte um cantinho na mesa ou no escritório da casa para que todos possam trabalhar e estudar juntos. Fazendo com que este momento seja uma força tarefa em família. Nada de estudar em cima da cama ou em frente à televisão, essas atividades só estarão liberadas depois que terminar as tarefas da escola.

Em casos em que as escolas não passem os conteúdos para casa, a orientação é não deixar o que aprendeu para traz. Ajude seu filho na revisão da matéria que já foi passada, incentive a leitura dos livros didáticos e mantenha os estudos em dia.



É importante fazer com que os pequenos entendam que a rotina com horário certos faz toda a diferença na hora de deixar as pendencias em dia. Inclua também horários para atividades domesticas, brincadeiras lúdicas, interações virtuais com os amigos e atividades físicas mesmo que dentro de casa.

Além disso, os pais podem pensar em ações conjuntas com os filhos que distraiam as crianças e ainda façam parte do aprendizado. Uma boa saída é usar a internet a seu favor. Busque sites com atividades e faça junto com os pequenos.

A rede de Colégios Adventista suspenderá suas atividades a partir da próxima semana, 23/03. Porém, para suprir as aulas canceladas, as unidades estão orientando seus alunos a manterem uma rotina regrada de estudos e afazeres dentro de casa.  “Para os nossos alunos da rede Adventistas todas essas orientações foram entregues nesta última semana”.

Outas medidas tomadas pelo colégio são as aulas online, que serão oferecidas através do aplicativo das unidades, além de cursos à distância para todos os professores e funcionários. “A ideia é mostrar que a quarentena é importante sim, mas não precisamos ficar parados em meio a essa pandemia” finaliza Piergentile.

Ficar em casa pode ser estressante e causar inquietude, mas com o apoio de todos isso pode se tornar mais prazeroso.

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts