Como potencializar o aprendizado no Ensino a Distância?

student-849828_960_720

As salas de aula com que estávamos acostumados estão, pouco a pouco, passando por transformações importantes com o avanço da tecnologia – a ponto de elas mesmas serem substituídas em alguns casos. Impensável anos atrás, a Educação a Distância já é uma realidade no Brasil, atraindo estudantes de todas as regiões.

Os números comprovam a evolução da Educação a Distância na graduação. Estimativa do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC, mostra que há 1,5 milhão de estudantes em cursos de EaD no país – em 2004, por exemplo, eram apenas 60 mil. De 2015 para 2016, esta categoria cresceu 21,4%, enquanto a matrícula em aulas presenciais caiu 3,7% neste mesmo período.

É inegável que esta modalidade oferece diversos benefícios aos alunos, principalmente àqueles que desejam potencializar seu currículo, mas que não têm tempo suficiente para cursar uma graduação clássica. Os benefícios têm um custo para o estudante: ele precisa se planejar para conseguir extrair todo o conteúdo e aprender de forma efetiva, aproveitando ao máximo as ferramentas e os recursos disponíveis. Confira algumas dicas que potencializam a Educação a Distância:

Organização do tempo: a flexibilidade no horário para acompanhar as aulas precisar ser assertiva. Uma boa administração no tempo é a chave para que haja êxito nas lições e realização de tarefas de forma adequada. O ideal é estabelecer os melhores horários para sua rotina, seja com agenda ou aplicativos, para manter-se focado.

– Definição de metas: quem estuda a distância dispõe do acompanhamento de um tutor preparado para sanar dúvidas e apoiar o aluno na evolução na disciplina. Além desse suporte, é importante que o aluno esteja atento ao cumprimento de suas metas pessoais de aprendizagem, o que poderá auxiliar na motivação.

 Ambiente de estudo: hoje, basta um dispositivo conectado à internet para acompanhar as aulas e fazer as tarefas EaD. Para estar completamente concentrado nos estudos, a dica é reservar um espaço adequado para se dedicar, no local de estudo escolhido.

– Todos os recursos à disposição: graças ao avanço da tecnologia, o aluno tem à disposição uma série de recursos para potencializar seu conhecimento, como e-books, material interativo, videoaulas, fóruns de discussão, além de professores ou tutores EaD sempre presentes para acompanhamento.

Seja na sala de aula presencial ou virtual, o importante é que o aluno consiga construir novos conhecimentos para encarar um mercado de trabalho em constante transformação. Esse é o desafio dos cursos oferecidos na modalidade EaD, que apresentam qualidade ao fornecer aos alunos ferramentas e suportes suficientes para que ele aprenda. Para o estudante, fica também o desafio de aproveitar ao máximo o conhecimento oferecido, desenvolvendo-se como um profissional bem preparado e qualificado para atuar no mercado de trabalho.