Como ter Disciplina diariamente nos estudos

laptop-3087585_1280

Professor e Learning Coach Gilberto Augusto explica como quebrar a inércia comportamental e construir novos hábitos com foco no Enem

A jornada rumo a aprovação para ingressar em uma Universidade Pública não pode ser vista como uma corrida de 100 metros, mas sim como uma maratona de 50 km. É necessário comprometimento e foco para conseguir aumentar a produtividade e diminuir a procrastinação. Para o professor e Learning Coach Gilberto Augusto, fundador da plataforma APROVAÇÃO 360º, treinamento 100% online que tem como base 3 princípios fundamentais: Método, Motivação e Disciplina para a Construção do Hábito de Estudo, a maior dificuldade é quebrar a inércia comportamental.

“A inércia comportamental nada mais é do que a repetição dos mesmos comportamentos que nosso cérebro já está habitualmente acostumado a fazer. Por exemplo: se o aluno sempre estudou errado, nunca fez resumos, nunca os revisou, nunca fez uma quantidade fixa de exercícios, a tendência é que ele continue sem fazer. No entanto, é possível mudar este mindset e construir um novo hábito de estudos. Para isso, existem muitas técnicas que podem e devem ser usadas para auxiliar este estudante durante este processo”, afirma o professor e Learning Coach Gilberto Augusto.

O primeiro passo para reprogramar o cérebro é identificar os indicadores chave de performance (KPIs) em relação aos estudos: Quanto?, Quando?, Onde?, Por onde?, O quê?, Como? e o mais importante deles: o Por que?. “Quando ensino como montar um planejamento de estudos, analisamos os indicadores chave de performance, e por meio do ‘por que?’ conseguimos entender qual é o propósito inabalável daquele estudante, que precisa ser forte para que ele não tenha tendência de trocar o plano A pelo plano B (caminho mais fácil). Outro ponto fundamental é ter em mente: ‘Qual é o meu sonho?’, ‘Qual o significado dele?’ e ‘Qual o preço que estou disposto a pagar para alcançá-lo?'”, pontua Gilberto.

Com o propósito definido, é preciso fazer um planejamento diário. Segundo o fundador da plataforma APROVAÇÃO 360º, as dicas são:

1- Defina uma meta diária: quantas horas por dia irá estudar, quais tarefas fará, materiais e métodos necessários para cumprir o programado. “Se o aluno não tem o hábito de estudar, não adianta fazer um planejamento de 8 horas para o primeiro dia. Ele não conseguirá cumprir e se frustrará. Assim, é preciso que pais e alunos entendam que a construção de um hábito envolve um certo tempo, um certo período de adaptação”, afirma.

2- Acorde já sabendo o que vai fazer, pois isso aumenta a produtividade e o compromisso, e diminui a procrastinação.

3- Saiba quais são os desafios da sua jornada e defina recompensas. “O cérebro ama ter desafios, mas gosta também de uma recompensa. Então, se o desafio é estudar todos os dias; defina qual será a sua recompensa ao cumprir aquela meta diária. Pode ser encontrar alguém, assistir uma série que gosta por 30 minutos, sair para jantar, ir para a academia, algo que traga prazer”, afirma Gilberto Augusto.

4- Tenha disciplina, seja intrínseca (quando consegue executar independente do local) ou extrínseca (influenciada pelo ambiente). “Você se torna a média das cinco pessoas com quem mais convive. Esteja no ambiente certo: vá para uma biblioteca, centro de estudos, onde existam pessoas estudando, assim você se sentirá estimulado a fazer o mesmo. O ambiente vai influenciar sim a sua disciplina”, reforça.

5- Comprometa-se: faça alguns pactos de amizade e estudos. Escolha um ou dois amigos para que juntos possam se auto motivar e ajudar o outro a ter mais consistência nesta jornada.

“Costumo dizer que disciplina significa trocar um prazer momentâneo por um prazer futuro. Se quero entrar em uma universidade pública, preciso focar nos estudos, mas com o método certo, e fazer disso uma rotina prazerosa. Conteúdo é importante, claro, mas se não tivermos propósito, método e compromisso, não conseguiremos chegar ao objetivo final”, afirma o professor e Learning Coach Gilberto Augusto, fundador da plataforma APROVAÇÃO 360º.

Por Professor Gilberto Augusto