Como ter rendimento trabalhando em home office

Está cada vez mais comum entre as empresas ter funcionários que trabalham no estilo home office. O estilo também vem sendo adaptado por muitos empreendedores, principalmente por ajudar a reduzir os custos da estrutura do negócio.

Ter tempo flexível, não precisar pegar o trânsito diário, não perder tempo de deslocamento e estar em sua própria casa são alguns dos benefícios. Porém isso pode se tornar um problema se não houver organização e cumprimento de prazos estabelecidos pelas empresas. Algumas dicas são necessárias para você que pensa em pedir pro seu chefe para trabalhar de casa, mas não quer que o seu trabalho seja prejudicado.

Como evitar problemas atuando em home office 

Em primeiro lugar, nunca esqueça de cumprir horários. Não costuma dar certo a ideia de correr atrás do que está atrasado depois. Não vai render. O ideal é estabelecer um horário de trabalho como se estivesse na empresa. Coloque uma roupa como se estivesse indo trabalhar. Claro que é ótimo ficar de chinelo e pantufas trabalhando, mas isso pode tirar a atenção que você precisa para executar suas tarefas.

Para não se dispersar, procure também ter tudo sempre por perto, afinal se de cinco em cinco minutos você precisar levantar para buscar algum material, isso também não vai dar certo. Coloque na cabeça que você está em casa, porém aquele é seu ambiente de trabalho.

Ah, e não se esqueça de parar de trabalhar de vez em quando. Claro que é ótimo deixar o trabalho adiantado, mas não fique trabalhando até de madrugada nem o final de semana inteiro. Assim como na empresa, você também pode e precisa descansar.

Mas e se eu tiver filhos pequenos?

Claro que queremos ficar perto dos filhos o tempo inteiro, principalmente se eles forem pequenos. Trabalhando em home office fica ainda mais fácil, você consegue passar mais tempo com eles e acompanhar mais o crescimento dos bebês, mas não pode se esquecer que tem um trabalho para entregar e prazos para cumprir.

Se você estiver com seu filho muito pequeno, com dificuldades para dormir e ele estiver com horários um pouco diferentes como dormir de dia e ficar acordado de noite, o ideal é aproveitar aquele tempinho que ele pegou no sono, sentar na frente do computador e fazer tudo que conseguir antes que ele acorde. Nem sempre esse tempo é o suficiente, então se alguém puder te ajudar, principalmente enquanto a criança ainda necessita de muita atenção, é o ideal.

E depois que ele já estiver um pouco maior, deixe-o durante meio período na escola. A interação com as outras crianças é fundamental para seu filho e você ainda terá mais tempo para adiantar seu trabalho. E lembre-se sempre de deixar claro para seus familiares, amigos e vizinhos que você não está disponível a todo momento por trabalhar em casa. É necessário que eles saibam que você está em casa, mas está trabalhando e não pode sair para qualquer coisa.

Comentários