Como usar espelhos na decoração para ampliar e iluminar os ambientes

Os espelhos, quando bem aplicados na decoração, podem deixar o ambiente mais amplo, elegante e iluminado. “É um dos elementos mais versáteis que temos na decoração. Mas é preciso tomar cuidado e usá-lo na medida certa, para não cair em exageros”, diz a decoradora porto-alegrense Caroline Kreling, arquiteta especializada em projetos residenciais.

Antes de pensar na aplicação do espelho em ambientes e móveis, a profissional destaca alguns pontos: “Assim como o vidro convencional, o espelho tem seus limites de tamanho de fabricação. É primordial atentar para onde ficarão as emendas, para não prejudicar o resultado final. Além disso, é preciso cuidar para que os espelhos utilizados em portas de armários ou algo similar, estejam fixados em bases de MDF, para evitar quebra”.

Após projetado, o material traz dois grandes benefícios para o ambiente: além do efeito de ampliação, eles refletem a luz, aumentando a luminosidade nos ambientes. “Para casas com pouca luz natural, é um artifício maravilhoso”, diz Caroline. “São inúmeros os materiais que combinam com espelhos, entre eles destaco composições com tecidos revestindo as paredes ou painéis MDF”, completa. Confira abaixo cinco aplicações práticas de espelhos utilizadas pela arquiteta:

lareira

O espelho, instalado inteiro na parede da lareira, gera uma sensação de amplitude e profundidade ao living. Aqui, traz também mais luz ao local, aumentando a sensação de bem-estar.

sacada

Estrategicamente posicionado em um ponto que recebe a iluminação natural da sacada, o espelho, que compõe o ambiente junto do aparador, reflete a luz e conversa pontualmente com o restante do décor.

balcao

A composição de espelho e madeira, presente tanto nas paredes como no teto, confere um ar requintado à entrada deste apartamento. Por serem materiais nobres, funcionam muito bem juntos e criam uma harmonia atemporal.

hall

Neste hall social, o espelho foi utilizado de maneira que a sensação de amplitude permanecesse e fosse priorizada. Foram utilizadas facetas nas bordas, de modo que criasse um ar imponente e luxuoso na entrada de um grande edifício.

Quarto

Neste quarto, os espelhos nas mesinhas de cabeceira dão um ar romântico ao espaço, e conferem um toque mais moderno, requintado e feminino.

Comentários