Comunidades indígenas recebem lavatórios contra Covid-19

Comunidades indígenas recebem lavatórios contra Covid-19

Comunidades indígenas recebem lavatórios contra Covid-19

Projeto de Instituição de Ensino Superior também leva atividades educativas e doações para populações tradicionais

Comunidades indígenas recebem lavatórios contra Covid-19. Até o último domingo (21), o Amazonas registrou mais de 63 mil infectados com o novo coronavírus, um dos estados com mais casos no país. Com uma maior vulnerabilidade às doenças infectocontagiosas, os índios têm tido desafios ainda maiores no combate ao Covid-19.

Um estudo feito pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira mostrou que a taxa de mortalidade entre eles é 150% maior que a média do país. Para ajudar nessa prevenção, a UniNorte – Centro Universitário do Norte, instituição do grupo Ser Educacional, vai instalar lavatórios públicos em cinco comunidades indígenas de Manaus.

O projeto “Mãos Limpas” fornecerá os equipamentos para a higienização dos moradores e deve beneficiar mais de 500 famílias nas localidades. Além dos lavatórios, o projeto arrecadou 1,5 tonelada de alimentos, que será distribuída entre as famílias indígenas. Professores da Escola de Saúde da Instituição também realizaram palestras de saúde e educação ambiental para os comunitários. Medidas de higiene e prevenção contra o coronavírus foram alguns dos temas apresentados.

Os lavatórios, com capacidade para 310 litros de água, foram montados por alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da UniNorte, sob a orientação de professores. “Essa é uma estrutura de baixo custo, mas muito eficiente contra o vírus. Para além da doação do lavatório, é importante conscientizar a população para o cuidado com a saúde nesse período, que é onde começa o verdadeiro trabalho de prevenção”, explica a reitora da UniNorte, Nilzete Santiago.

“Precisamos ter uma atenção especial com os indígenas e, por isso, o projeto visa um apoio imediato, mas também educação e instrução de higiene pessoal. Somos um grupo que tem um pilar na Responsabilidade Social. Todas as nossas Instituições têm trabalhos sociais importantes nas comunidades em que estão inseridos e nesse período não tem sido diferente”, destacou o presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz.

A primeira comunidade a receber o projeto “Mãos Limpas” foi a Yawarité, situada no bairro Distrito Industrial II, Zona Leste de Manaus. O local abriga 128 famílias indígenas, informa o líder kokama Sorlandino Vargas.

“Até agora, não havíamos recebido nenhuma iniciativa concreta direcionada contra o Covid-19. A ação da UniNorte veio mostrar para nós a importância dessa higienização. Temos 12 etnias aqui e o trabalho de conscientização é difícil, mas, com o Centro Universitário trazendo as doações, o lavatório e as palestras, eles se sentem acolhidos e vão seguir as orientações. Somos extremamente gratos”, diz o líder indígena.

As outras comunidades que receberão o projeto são Tikuna Wotchimaücü, na Cidade de Deus; Mukuika Makame, no Viver Melhor; Parque das Nações Indígenas e Parque das Tribos, ambos no Tarumã.

Mais lavatórios

A instalação de lavatórios públicos de baixo custo também está sendo realizada por outras Instituições do Ser Educacional. A Faculdade UNINASSAU Petrolina vai instalar, nos dias 27 e 28 de junho, equipamentos em feiras livres da cidade. A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador instalou, ainda em maio, três lavatórios em bairro que concentra cerca de 55 mil moradores.
Obrigado pela atenção.

*Por Mário Victor Tavares

https://m.polishop.vc/novafamilia/

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Espelho Mágico

“Espelho, espelho meu existe alguém mais bonita(o) do que eu?” O espelho encantado não foi colocado em uma prateleira vazia, mas se esconde dentro de

Continuar Lendo »