Conheça 5 exercícios para quem não tem tempo de malhar

Quando se trata do desafio de entrar em forma, existem duas respostas clássicas: “não tenho tempo” ou “não tenho dinheiro” para fazer exercícios físicos. Por isso, o Vilson Borges, coordenador da assessoria de corrida Hapvida +1K, listou 5 movimentos que podem ser feitos em casa e que não exigem muito tempo. Ele ressalta, contudo, que antes de iniciar esse tipo de treino, é importante consultar um profissional da área que avalie sua aptidão para realizar os exercícios e oriente na execução correta. Pronto para suar a camisa com os movimentos? Então confira:

  1. Pular corda

Este exercício é bastante conhecido, mas é importante não realizar saltos altos, pois pode não conseguir manter uma frequência boa, machucando os joelhos e as costas. Saltos curtos resultarão em uma velocidade ideal.

  1. Agachamento

 Para início, realizar um agachamento completo até o chão ou sentando em uma cadeira. Os pés devem ficar na largura do quadril ou ligeiramente afastados em uma posição confortável.

O maior segredo desse exercício é iniciar o movimento projetando o quadril para trás como se estivesse sentando em uma cadeira.

  1. Burpee

Este exercício é uma combinação de algumas posições. Inicie em pé e, em seguida, deite na posição de um apoio de frente, voltando a posição de pé com um salto batendo uma palma acima da cabeça.

Quanto mais rápido for executado, mais intenso se tornará o exercício. O segredo é manter um ritmo constante para conseguir executar todas as repetições na mesma velocidade.

  1. Pistol (sentando em uma cadeira)

Este exercício é bem simples, é um agachamento unilateral com uma das pernas em suspensão. Com os braços estendidos na horizontal, deve-se sentar na cadeira com uma das pernas. O segredo é fazer lentamente e inicialmente pode-se fazer sentando em uma cadeira.

  1. Apoio de frente (tocando o peito no chão)

Iniciar com o peito em direção ao chão, braços estendidos e pontas dos pés em contato com o chão na largura do quadril.

Na execução deste exercício, deite no chão encostando todo o corpo no solo e retornando a posição inicial. Caso fique difícil, pode-se iniciar com os joelhos no chão, isso diminuirá a dificuldade e a sobrecarga.

Hapvida +1k

Para ajudar a combater o sedentarismo e proporcionar bem-estar à população, o Hapvida +1k oferece gratuitamente assessoria de corrida e caminhada. Desde o lançamento do programa, em fevereiro de 2016, já são quase 10 mil pessoas beneficiadas pelo +1k em cinco capitais estaduais: Belém, Fortaleza, Maceió, Recife e Salvador. A expectativa é que em breve mais cidades contem com esta iniciativa.

Além de beneficiar os clientes da operadora de saúde, o programa é aberto às demais pessoas que tenham interesse em se exercitar e ter uma melhor qualidade de vida por meio da prática esportiva. Nas cinco localidades, as atividades são acessíveis também para cadeirantes e contam com acompanhamento de profissionais de educação física.

Sobre o Hapvida – Com 3,8 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, com 25 hospitais, 73 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 71 unidades de diagnóstico por imagem e 66 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.