Conheça as vantagens do leite de coco, alternativa para intolerantes à lactose

Vantagens do leite de coco

Estima-se que cerca de 35% da população brasileira seja intolerante à lactose. O leite de origem animal é naturalmente de difícil digestão, e o processamento pelo qual ele passa o torna ainda mais indigesto. Isso acontece porque as altas temperaturas utilizadas para matar bactérias nocivas e aumentar seu tempo de conservação também matam enzimas que nos ajudariam a metabolizar o alimento.

A melhor alternativa para quem sofre com excesso de gases, diarréias e inchaço abdominal, sintomas comuns à intolerância, são os leites vegetais. Mas eles não são fáceis de encontrar, e podem custar até cinco vezes o preço do leite comum.

Uma alternativa barata e fácil de fazer é o leite de coco. Mas suas vantagens vão além: ele é rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM), que representam de 30% a 40% de sua composição. Os TCM possuem como característica principal a rápida digestão, metabolização e utilização como fonte de energia. Eles dificilmente são estocados no tecido adiposo em forma de gordura. Dentre os TCM, o que mais destaca é o ácido láurico, mesmo tipo de ácido graxo encontrado no leite materno, que tem potencial antimicrobiano e anti-inflamatório.

LEIA MAIS: Chef dá dicas de alimentação para celíacos
Banha de porco é melhor do que óleo de girassol ou canola?

É bem simples fazer leite de coco em casa, desde que você tenha um bom liquidificador. Basta bater a polpa de 1 coco seco com 1 litro de água e coar. Ele dura de 3 a 4 dias na gelar=deira. Também existe a opção de comprar leite de coco em pó, produto obtido pela prensagem do coco, filtragem e evaporação da água por um equipamento chamado spray dryer.

Cuidados importantes ao comprar o leite de coco em pó

• Observe se a embalagem está bem lacrada e prefira os pacotes/caixas escuros. Como é um produto rico em gordura, pode oxidar fácil (e ficar com sabor rançoso).

• Leia o rótulo, principalmente se tiver algum tipo de alergia ou intolerância, já que pode haver traços de caseinato ou caseína, principal causa de intolerância. Essa proteína animal não faz parte naturalmente do leite de coco, mas pode ser resultado de uma contaminação cruzada (geralmente por contaminação do equipamento).

• É comum o uso de algum tipo de carboidrato para auxiliar na solubilidade do pó em água, e também para estabilização do produto. Para verificar se você está comprando um bom produto, verifique se o pó dissolve em água fria. Se dissolver facilmente, é porque tem muita maltodextrina, e deve ser evitado. Para dissolver bem o leite de coco em pó, é interessante usar água quente ou bater no mixer ou liquidificador.

A Santo Óleo, fabricante de leite de coco em pó 100% natural, indica o consumo do produto em forma de vitamina. Aqui, uma ideia saudável e nutritiva:

Vitamina de Frutas Vermelhas com Leite de Coco em Pó

Vitamina de frutas vermelhas

Ingredientes:
• 1 copo de água
• ½ xícara de frutas vermelhas
• 1 banana
• 1 colher de sopa de leite de coco em pó
• Canela a gosto

Preparo: Bater tudo no liquidificador e servir gelado. Rende 1 copo.

Comentários