Covid-19 pode afetar a saúde mental dos atletas!

Covid-19 pode afetar e a saúde mental dos atletas!

Covid-19 pode afetar a saúde mental dos atletas!

Covid-19 pode afetar e a saúde mental dos atletas! Esporte é sinônimo de alegria, entusiasmo, vibração. Os atletas são admirados pela torcida por suas habilidades excepcionais e sua capacidade de superação. São vistos e tratados como heróis.

A Alta Performance é o centro da vida de um atleta. Superar seus limites e buscar novos desafios. O esporte também é sempre associado à saúde física e mental: uma combinação entre corpo perfeito, técnica e pensamento estratégico. Os clubes dependem da mídia, dos estádios cheios dos fãs, de grandes patrocinadores e grandes marcas.

Marcas se tornam famosas através da imagem dos atletas, treinadores e clubes. Mas, fora dos holofotes lançados sobre jogadores consagrados e com a crise provocada pelo coronavírus, há uma realidade que quase nunca é mostrada. O medo do fracasso, a ansiedade e a depressão assombram o mundo do esporte.

Diante da pandemia, o mundo parou e muitos atletas profissionais tiveram que encarar uma mudança brusca na vida dentro e fora de campo. Com jogos e torneios cancelados por tempo indeterminado, tudo ficou em suspensão: a carreira profissional e todas as atividades. Para os atletas que vivem fora do Brasil, longe dos amigos e da família, às vezes, sem dominar a língua local, é ainda mais difícil lidar com a incerteza sobre o futuro profissional e a situação financeira, o que pode levar a um quadro de muita ansiedade e até depressão.

De repente tudo parou. O que fazem grandes nomes como Neymar, Cristiano Ronaldo, Kylian Mbappé, Alisson Becker, Mohamed Salah, Messi, Rafael Nadal, Gabriel Jesus ou grandes treinadores como Jorge Jesus, Jürgen Klopp, Thomas Tuchel ou grandes atletas do NBE como Giannis Antetokounmpo, Coby White se tudo parou?

Além do medo de se contagiar com o vírus e terem problemas de saúde graves que os possam impedir de seguir suas carreiras também é para muitos a constante incerteza do que virá pela frente.

Para muitos existe o corte em seus salários, outros os clubes dão férias e como seguirá a situação incerta para todos. Uma grande parte dos atletas não tiveram oportunidade de aprender uma outra profissão, outros idiomas ou fazer uma reserva financeira. O que os leva a ter de sobreviver de qualquer forma.

O esporte e as competições são tudo em suas vidas. Muitos em clubes menores sobrevivem do que ganham e ainda ajudam suas famílias. Muitos jogadores que têm contratos por tempo limitado se veem à beira da falência e muitos que estão longe de seus países e nem podem voltar pelas restrições de tráfego aéreo e pelo fechamento de fronteiras.

Com o impacto do Covid-19 muitos clubes também não sabem como se manterão no futuro, contratações foram canceladas, pagamentos suspensos, salários reduzidos. Com toda esta incerteza e insegurança, o trabalho em todas as áreas esportivas foi paralisado. E todas as modalidades se veem em uma situação precária e muitos clubes enfrentam crises econômicas. Assim, a ameaça de perder o emprego é muito grande o que gera ansiedade, medos existenciais e até mesmo depressão.

Houve também grandes ações de clubes e atletas para ajudar seus países e tentarem de alguma forma gerar renda para se manterem. Grandes nomes como Neymar, Cristiano Ronaldo, Pepe Gadiola, Messi, entre outros fizeram grandes doações a projetos em seus países para ajudar na luta contra a Covid-19.

Em meio a todo este caos, surgem ideias criativas como a de promover jogos virtuais contra a Covid-19. Ligas como BFD Dynamo jogaram contra o FC- Corona Covid-19 o clube mais detestado do planeta. Foram vendidos 50 mil ingressos. Outra Liga 1- FC Locomotive Leipzig que chegou a um recorde de vendas de 120 mil ingressos para a partida online. Os fãs querem ver ações e o jogo segue de alguma forma.

É importante nesta fase manter a forma física e psíquica para o que virá. Contudo, tanto a depressão quanto os medos são doenças muito sérias. É importante que os clubes estejam atentos às reclamações dos atletas para encaminhá-los a um especialista que poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Até mesmo o atleta do Liverpool Alisson disse em uma entrevista na Foot Brazilian World que o psicológico é muito importante e é o que faz o grupo ser forte tanto em quantidade como em qualidade. Atletas de várias categorias e ligas que sofreram o efeito da Covid-19 e conseguiram com a ajuda de especialistas se recuperarem, relatam a importância de levar essa situação a sério e também relatam seus medos e sentimentos diante do problema.

É fundamental que os atletas e toda a equipe aprendam a cuidar-se bem e estar atentos para os sintomas e riscos pois é uma parte essencial para o bem-estar mental.

Como evitar o estresse negativo?

Depende de como você lida com o estresse, para que ele tenha propriedades positivas ou negativas. Assim, você pode desenvolver certas habilidades de gerenciamento de estresse. As condições externas e o tempo de exposição ao estresse são fatores que desempenham um papel importante em sua própria constituição. Não se trata principalmente de evitar o estresse, mas de usá-lo de maneira positiva para conseguir um bom desempenho sem sobrecarregar-se. Você pode evitar problemas com os seguintes comportamentos:

  • Tente transformar o pensamento negativo em positivo
  • Em toda situação de incerteza sempre existe um lado positivo
  • Aprenda a dizer “não”
  • Esteja pronto para tomar decisões
  • Não se culpe por tudo
  • Aceite circunstâncias negativas
  • Evite o pensamento perfeccionista
  • Coloque sua saúde em primeiro lugar
  • Nem sempre disponível
  • Se permita fazer pausas
  • Siga uma dieta saudável e variada
  • Aprecie seu próprio desempenho
  • Deixe seus pensamentos vagarem também
  • Afaste-se de pensamentos limitantes
  • Não desista de suas metas
  • Cuide de suas emoções limitantes pois elas podem te impedir de atingir seus objetivos
  • Evite se sobrecarregar mas não deixe de lutar por seus planos
  • Só você pode definir sua vida e alcançar suas metas
  • Supere seus limites com consciência de que pode transformar crenças limitantes em crenças potenciadoras.

Francisca de Lima é psicoterapeuta, psicóloga esportiva, executivo e Life Coaching- Oferece também consultas online vive em Hamburg -Alemanha.

www.praxis-de-lima.de /+49157-38826033 Whatsapp

E-Mail:[email protected]

Instagram: franci.de.lima

POLISHOP & NOVA FAMÍLIA juntos para oferecer tudo de melhor para você e sua Família!

Para saber mais Clique aqui!!!

www.polishop.com.vc/novafamilia

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

TikTok: isolamento social estimula a criatividade em família

Criadores famosos e anônimos se unem em desafios de dublagem, dança e retratam situações engraçadas do dia a dia com bom humor e originalidade Conhecido por sua irreverência, o brasileiro encontrou no TikTok, plataforma global líder em vídeos curtos para celular, o local ideal para produzir conteúdo divertido e unir a família em torno de vídeos de 

Continuar Lendo »