Cuidado com alimentação de idosos pode ajudar no controle da ansiedade

Cuidado com alimentação de idosos pode ajudar no controle da ansiedade

Cuidado com alimentação de idosos pode ajudar no controle da ansiedade

O cuidado nutricional pode auxiliar no controle da ansiedade de idosos, principalmente num quadro de pandemia que vem exigindo o isolamento social. A nutricionista do Residencial Club Leger, uma das principais instituições voltadas ao acolhimento da terceira idade, Andressa Paixão, diz que é preciso ter uma atenção redobrada na alimentação e hidratação dessa população, considerada um dos principais grupos de riscos diante do coronavírus.

Andressa aconselha, para o controle da ansiedade, o reforço de chás naturais, como de camomila, erva cidreira e de valeriana.

É também aconselhável o uso de alimentos ricos em triptofano, que é um aminoácido necessário para metabolizar a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade. Podemos citar alguns alimentos com essas características, como banana, salmão, sardinha, grão de bico e chocolate amargo (70% cacau); revela a nutricionista do Residencial Club Leger, acrescentando também alimentos que devem ser evitados, pois podem desencadear a ansiedade, como bebidas alcoólicas, cafeína, açúcares e bebidas energéticas.

Segundo ela, são inúmeros fatores que podem interferir na alimentação dos idosos como dentição, deglutição, digestão, preferências e condições socioeconômicas, entre outros.

O mais relevante é observar as condições clínicas do idoso e, diante disso, oferecer uma alimentação específica. No geral, devemos manter uma rotina de alimentação, ofertar frutas, legumes, verduras e alimentos integrais ricos em fibras, como aveia e proteína. E ter cuidado na adição de sal, açúcares e óleo nas preparações; afirma Andressa.

No caso do Residencial Club Leger, a nutricionista afirma que não foi necessário alterar o cardápio nem a rotina dos moradores.

“Aqui sempre foram adotadas medidas preventivas higiênico-sanitárias. Oferecemos refeições equilibradas e variadas. São seis refeições diárias e diversificadas, ofertando macronutrientes e micronutrientes, respeitando a individualidade de cada morador”.

POLISHOP & NOVA FAMÍLIA juntos para oferecer tudo de melhor para você e sua Família!

Para saber mais CLIQUE AQUI!!!

WWW.POLISHOP.COM.VC/NOVAFAMILIA

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Antifrágil

Antifrágil. Vivemos no mundo VUCA com quatro características: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Você já deve ter observado que tudo mudou e a essa altura

Continuar Lendo »