“Desafio de Fôlego” pelo combate ao câncer do pulmão

“Desafio de Fôlego” pelo combate ao câncer do pulmão

A jogadora de futebol Letícia Santos, a nadadora Poliana Okimono, o ex-jogador de futebol Zé Elias, o atleta de baseball André Rienzo e o músico Pedro Mariano foram algumas das personalidades que já postaram em suas redes sociais vídeos em adesão ao desafio

“Desafio de Fôlego” pelo combate ao câncer do pulmão. Atletas de diversas modalidades aceitaram o desafio de postar em suas redes sociais um vídeo soprando um canudo dentro de um squeeze com água para simbolizar a importância de estar com o fôlego em dia.

A ação faz parte do DESAFIO DE FÔLEGO, movimento que estreou nas redes sociais em 1º de agosto, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão, e segue durante todo o mês para chamar a atenção para a doença, que possui entre os sintomas justamente a falta de ar. A iniciativa é realizada pela Pfizer em parceria com o Instituto Oncoguia e com o Instituto Vencer o Câncer (IVOC).

Pelas redes sociais, os fãs dos esportistas e celebridades engajados também poderão testar o fôlego postando seus vídeos como forma de apoio à campanha de combate ao câncer de pulmão, que é a primeira causa de morte por câncer na América Latina.

Com cerca de 2,1 milhões de casos descobertos em 20182, o câncer de pulmão possui números expressivos: é o tipo de tumor mais comum no mundo e o que mais atinge homens no planeta (14,5%). Os números no Brasil não diferem da realidade mundial, sendo que a doença é o segundo câncer mais comum entre homens e mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

De acordo cm o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que sejam descobertos 30 mil novos casos no País em 2020, sendo 17.760 em homens e 12.440 em mulheres. Apenas 16% dos casos são diagnosticados em estágio inicial (localizado) e a taxa de sobrevida relativa em cinco anos é de 56%5.

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, mas outros fatores, como a exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição e aspectos ocupacionais, também podem favorecer o desenvolvimento da enfermidade. Existem, ainda, grupos de pacientes que nunca fumaram e, mesmo assim, apresentam uma predisposição aumentada para ela.

Esse é o caso dos indivíduos com alterações genéticas específicas, como a translocação de ALK (quinase do linfoma anaplásico), um oncogene que está presente em cerca de 5%6 dos casos de câncer de pulmão de não pequenas células (CNPCP). Boa parte dos pacientes são jovens sem histórico de tabagismo. Outra alteração genética é a mutação em ROS1, um proto-oncogene (gene que se transforma em oncogene por um aumento na expressão de proteínas).

“A falta de conhecimento representa um desafio significativo no combate à enfermidade. Em muitos casos, o câncer de pulmão tem diagnóstico tardio porque os sintomas demoram para se manifestar e também muitas vezes podem confundir os pacientes, que decidem não procurar atendimento médico, por achar que é algo simples”, afirma Márjori Dulcine, Diretora Médica da Pfizer Brasil.

Grandes Avanços que Mudam as Vidas dos Pacientes

Na Pfizer, usamos conhecimento científico e recursos globais para trazer terapias que prolonguem e melhoram significativamente as vidas das pessoas. Buscamos estabelecer o padrão de qualidade, segurança e valor na descoberta, desenvolvimento e fabricação de produtos para a saúde, incluindo medicamentos e vacinas inovadores.

Todos os dias, os colegas da Pfizer trabalham em mercados desenvolvidos e emergentes para o progresso do bem-estar, da prevenção e de tratamentos que desafiam as doenças mais temidas de nossos tempos. Somos uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e é nossa responsabilidade e principal função colaboramos com profissionais de saúde, governos e comunidades locais para promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis e acessíveis com a saúde em todo o mundo.

Há mais de 150 anos atuamos para fazer a diferença para todos aqueles que confiam em nosso trabalho. Para saber mais, acesse nosso site:  www.Pfizer.com / www.pfizer.com.br , siga-nos no Twitter:  @Pfizer e @Pfizer News , LinkedIn , YouTube e curta nossa página no Facebook: Facebook.com/Pfizer e Facebook.com/PfizerBrasil.

*Fonte: Pfizer

https://m.polishop.vc/novafamilia/

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Antifrágil

Antifrágil. Vivemos no mundo VUCA com quatro características: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Você já deve ter observado que tudo mudou e a essa altura

Continuar Lendo »