Os desafios de cursar uma faculdade em outra cidade

desafios-de-cursar-uma-faculdade-em-outra-cidade

Escolher a faculdade é um passo importante e desafiador para um futuro promissor. É preciso estar preparado para estudar longe de casa. Esse movimento migratório de estudantes é comum no Brasil, uma vez que as grandes metrópoles, como São Paulo, oferecem ótimas oportunidades de carreira por possuírem instituições de ensino de qualidade e grandes empresas nacionais e multinacionais.

Cidades do interior também são destinos de estudantes em busca de boas oportunidades, onde se concentram um grande número de universidades estaduais e federais, além de ótimas universidades privadas. Independente da cidade a ser escolhida para morar, faz toda a diferença se sentir em casa, amparado e com uma estrutura ideal para viver esse período focado nos estudos.

Confira algumas dicas para driblar os obstáculos e as vantagens dessa experiência para quem está fazendo as malas para morar em outra cidade:

Bem-vindo a sua nova rotina!

As primeiras semanas parecem muito atribuladas para quem sai da casa dos pais. Fazer a própria comida, ir ao supermercado e lavar a roupa são algumas das atividades básicas do dia a dia. Faça uma lista das suas atividades, dias e horários das novas obrigações. É uma forma de se organizar e não deixar nada para trás.

Saudades de casa

É natural que, em qualquer momento dessa fase, o jovem sinta falta dos pais e dos amigos. Moradias compartilhadas podem ser uma boa alternativa para viver essa fase da vida. Segundo Juliano Antunes, CEO e cofundador da ULIVING, empresa pioneira em residência estudantil no Brasil, reforça essa ideia. “Escolha um local em que exista interação entre os estudantes, que possua ambientes de convivência. Além disso, é importante ter sempre alguém 24 horas à disposição dos jovens para que nunca estejam ou se sintam sozinhos”.

Estrutura

É importante que o jovem tenha ao seu alcance tudo o que ele precisa para dar o melhor de si na faculdade. Para estudar, uma sala reservada e silenciosa pode aumentar o rendimento. Descansar não é menos importante. “Na ULIVING, os apartamentos – individuais ou compartilhados – são mobiliados – com camas confortáveis, mesas para estudo e armários individuais com chave. Oferecemos também sala de tv, sala de estudo, lavanderia, cozinha equipada e espaço para eventos”, afirma Juliano.

Celebrar as vantagens

Sair de casa também traz muitas coisas boas! Além da liberdade para definir horários e a rotina, a convivência com outras pessoas pode proporcionar uma troca positiva de experiências e maturidade para enfrentar a vida adulta. “A residência estudantil cria o ambiente ideal para que os jovens se formem não só na faculdade, mas também auxilia na transição para a vida adulta, com conforto e segurança”, completa Juliano.

Sobre a ULIVING

A ULIVING Brasil foi fundada em 2012, trazendo para o país um novo conceito de hospedagem estudantil. Especializada na gestão de edifícios exclusivos para hospedagem estudantil, a empresa oferece aos moradores toda a estrutura e suporte para proporcionar experiências únicas para os jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência como sala de estudos, sala de tv, cozinha comunitária, dentre outros, a ULIVING proporciona também eventos de confraternização, workshops e palestras, criando um ambiente onde os estudantes se sintam em casa, fortalecendo entre eles o senso de comunidade e pertencimento. No início de 2018, se associou à VBI Real Estate, uma gestora de Fundos de Private Equity, consolidando assim seu plano de expansão, que além das 5 unidades já em funcionamento no estado de São Paulo, com cerca de 600 camas, localizadas estrategicamente próximas a grandes instituições de ensino, possui diversos outros empreendimentos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.