Desidratação também é um risco durante o inverno

cabelo-mascara-capilar-hidratacao-caseira-garimpo-unsplash-600x351

O risco de desidratação durante o inverno

A desidratação é um perigo conhecido do verão. Mas o que poucos sabem é que as baixas temperaturas típicas do inverno também podem oferecer risco, por diminuir a vontade de tomar água. “As pessoas tendem a achar que no inverno não precisam beber tanta água quanto no verão, por não sentirem sede com a mesma frequência. Isso aumenta o risco de desidratação”, alerta o fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros.

O especialista esclarece que, nas baixas temperaturas, os mecanismos regulatórios do nosso organismo desencadeiam reações, que fazem com que a circulação sanguínea se concentre nos vasos centrais para preservar o calor do corpo. Esse processo traz uma sensação interna de hidratação, por isso levamos mais tempo para sentir sede.

Os sintomas da desidratação vão muito além da simples sensação de sede, que também pode se manifestar pela pele ressecada, temperatura corporal elevada, cansaço, sonolência, vontade de urinar com menor frequência e coloração mais escura, prisão de ventre, além de perda de coordenação motora e consciência, nos casos mais severos.

O fisiologista indica ingerir entre 1,5 e 2,5 litros de água por dia, tanto nos dias quentes quanto nos mais frios.

Entre os praticantes de atividade física, o consumo de líquidos deve ser proporcional ao gasto, que pode ser acompanhado na balança antes e depois do treino. “Ao se pesar é possível ter uma noção da perda líquida e estabelecer um equilíbrio entre gasto e consumo. Essa consciência é ainda mais importante no caso de quem pratica exercícios regularmente, o que sempre demanda mais cuidados com a hidratação”, acrescenta Diego.

Por Higor Tomaz

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider