Dez presentes que toda mãe deve dar para si mesma

family-1784371_1280

Por Sandra Carnevali

  • Dê a você o direito de errar

Antes de tudo lembre-se que você é humana. Errar é humano. Desistir da perfeição é libertador. Depois de ser mãe sua casa nunca mais será a mesma. Seus filhos vão brincar, as vezes você vai agir de uma forma que não queria. Talvez faça o que sua mãe fazia e você odiava. Talvez repita o que abominava nas outras mães. 

Admita sua vulnerabilidade, reconheça seus erros, aprenda com eles, peça desculpas e NÃO SE CULPE MAIS.

Perdoe-se entendendo que fez o melhor que podia naquele momento com o conhecimento que tinha. Busque a intenção positiva do seu comportamento. Aprenda, melhore e continue a jornada.

Aproveite para ensinar isso a seu filho. Aprender com os erros é uma das competências do sucesso.

  • Dê a você o direito de se cuidar

A mãe que esquece de si mesma e foca somente no outro pode adoecer. As vezes, inconscientemente adoece para se dar o direito de ser cuidada. Melhor aprender ouvir seu corpo, seu coração e cuidar de sua saúde e da sua aparência. 

Cuide da sua autoestima. Você merece.

  • Dê a você o direito de pedir ajuda

Esqueça o mito da mãe de ferro. A mãe não é sobrenatural. Precisamos de ajuda. Peça ajuda ao pai, marido, filhos, amigas. Peça sabedoria e ajuda de Deus.  Não espere adoecer para ser cuidada. Não espere ficar cansada e irritada para pedir aos berros.

Peça ajuda antes de perder o controle da situação. Juntos somos mais fortes.

  • Dê a você o direito de querer ter uma vida profissional

Não sinta culpa por querer ser independente financeiramente. Permita-se buscar um trabalho além da maternidade e da casa que te deixe feliz. Não tenha medo de não dar conta de uma carreira bem sucedida.

Busque aprender como se planejar para equilibrar sua vida pessoal e profissional. Se você quer crescer na carreira e também ser mãe é possível. Basta saber planejar e viver o momento presente liderando a sua mente.

  • Dê a você o direito de namorar

Perceba que o pai do seu filho pode ser o melhor namorado, principalmente quando ele ama seu filho tanto quanto você. Mas se com ele não deu certo, permita-se buscar alguém que mereça estar ao seu lado. Será preciso cuidado e mais responsabilidade para escolher com quem namorar. Mas se você não se planejar e liderar essa busca pela pessoa certa, suas carências emocionais podem leva-la a se entregar a paixão pelo primeiro que souber te iludir. 

Busque formas de tornar esse namoro possível. Criatividade e todos os itens anteriores poderão fazer parte da estratégia. Lembre-se do item 3.

  • Dê a você o direito de ficar sem fazer nada

Lembre-se que você precisa recarregar as energias para funcionar melhor. Uma mente calma produz mais. Permita-se dormir mesmo com a casa bagunçada. Sua saúde física e mental é uma prioridade. Se você adoecer será pior, certo?

Experimente ouvir uma meditação guiada para relaxar, tem várias no youtube. E que tal uma massagem ou um bom banho antes?

  • Dê a você o direito de sair para conversar com amigas

A ciência já provou que as mulheres que conversam com amigas ficam mais felizes e calmas. Funciona como uma terapia. Mesmo com aquelas que nós encontramos só para dar risada.

Aprendemos juntas, fazermos uma “terapia”. Aprendemos com as histórias. Você precisa se dar esse presente de vez em quando.

  • Direito de aprender a ser uma excelente líder

Leia livros de psicologia infantil, aprenda sobre pessoas, assista o filme “Mãos talentosas” que é uma história real de uma mãe líder. Link do filme https://www.youtube.com/watch?v=k4xrwBE12ok

Você é a CEO da sua casa, aprenda administração financeira, faça um planejamento para sua lista de sonhos acontecer. Ensine seus filhos o que aprender.

  • Dê a você o direito de ser protagonista do seu projeto de vida

Troque a reclamação pelo uso adequado da mente. Pergunte-se: o que me incomoda hoje em minha vida e o que está no meu controle mudar? Deixe o papel de vítima e assuma o comando de sua vida. Comece respondendo essa pergunta. Continue se dando todos esses presentes, aprenda a falar sim para essas necessidades básicas de todo ser humano. Mãe também é gente. Seja sua amiga, sua líder, seja “mãe” de você mesma.

  1. Dê a você o direito de se conhecer

Comece a perceber os pensamentos, sentimentos e comportamentos que você gostaria de mudar. Observe se precisa mesmo agir como age, comprar o que compra, assistir o que assiste. Que tal sair do piloto automático e começar a questionar aquilo que você acredita sobre você?

Você é muito mais poderosa do que imagina. Quanto mais conhecer as suas necessidades, seus pontos de melhoria, os seus pensamentos sabotadores, seus sonhos, sua missão de vida, seus talentos, maior será a sua  capacidade de planejar e seguir o seu projeto de vida ideal.

Você será mais calma, saudável feliz e produtiva.Lembre-se:para fazer a família feliz é preciso estar feliz.

E você merece!! Você é mãe!! Parabéns pra você !!

Amo as mães, não somos perfeitas como alguns dizem que deveríamos ser. Mas sim, amamos nossa família, dentro de nossas limitações. E quando essas limitações são vencidas, vamos além. Passamos a ver outros como nossos filhos também.É mais forte do que nós. Passamos a usar o poder da mente ao nosso favor e consequentemente em favor de todos que nos rodeiam.

O nosso maior bem é o tempo. Através da análise comportamental e processo de coaching você pode obter clareza e foco para planejar como obter uma vida mais equilibrada mais rápido.

Para saber mais sobre como é a análise de perfil comportamental veja esse link: https://www.oficinadodestino.com/porque-a-analise-do-seu-perfil-comportamental-pode-aumentar-o-seu-poder-pessoal/

Está insegura quanto a maternidade e tudo que vem junto? Veja esse link:https://www.oficinadodestino.com/10-dicas-para-aumentar-a-sua-autoconfianca/

Deseja fazer seu tempo render mais? Leia https://www.oficinadodestino.com/sete-habitos-dos-monges-que-voce-deve-adotar-para-ser-mais-produtivo/

Sandra Carnevali

Mãe de 3 filhos, Leader Coach, Life Coach, Analista Comportamental, Self Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Master Mind formada pela Escola de Executivos de Negócios Instituto de Albuquerque Napoleon Hill em Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz, ajudo você a descobrir o que quer, potencializar suas capacidades natas, desenvolver habilidades necessárias para alcançar uma vida plena em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Para conhecer mais sobre mim, veja meu site www.oficinadodestino.com e meus artigos.

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider