Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

1117

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro.

No geral, mulher empreendendo ainda tem sido uma exceção no Brasil – apenas 18% das empresas tem uma presidente mulher, segundo a pesquisa Panorama Mulher 2018, feita pela Talenses e pelo Insper.

No setor de tecnologia, esta tendência ainda se agrava. Conforme a Harvard Business Review, 41% das mulheres que trabalham com tecnologia acabam deixando a área, em comparação com apenas 17% dos homens.

Os cases que lhe apresento são de quatro mulheres que resolveram abandonar seus trabalhos anteriores e empreender após perceberem gargalos em mercados diferentes – RH, Venda de Ingressos, Coleta de Notas Fiscais e Saúde.

A Isis Abbud criou uma plataforma de armazenamento, organização e consulta de informações de notas fiscais; a Mariana Dias fundou uma startup que hoje é líder de recrutamento com base em Inteligência Artificial e machine learning no Brasil; a Nicolle Stad criou uma plataforma de gestão e Business Inteligence (BI) de venda de ingressos, season tickets, doações e inscrições para eventos; já a Deborah Alves é CTO e uma das fundadoras de uma startup que conecta empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho.

As quatro mulheres estão no comando dessas startups há menos de 4 anos e já conquistaram como clientes empresas de grande porte.