Dicas para definir objetivos e começar a malhar em 2019

Dicas para definir objetivos e começar a malhar em 2019

Conhecer o corpo e estabelecer metas que respeitem o seu perfil são essenciais para atingir resultados

Com a chegada de um novo ano, vem também o desejo de uma rotina com hábitos saudáveis para atingir bem estar e qualidade de vida. Traçar objetivos é a chave para não parar no meio do caminho e, assim, garantir o sucesso nos treinamentos. Por isso, é importante criar metas antes de começar a malhar e transformar o desejo de praticar exercícios em realidade. O educador físico da Bluefit Fábio Arruda sugere dicas para ter mais satisfação no treino e conquistar excelentes resultados.

Dica 1 – Avaliação física é essencial para ter metas claras antes de começar a malhar

Segundo o educador físico, entender o próprio corpo é essencial para definir o passo a passo da malhação. Por isso, a avaliação física é tão importante para definir os objetivos na academia. Com ela em mãos, é possível medir, por exemplo, a sua resistência, força, flexibilidade, peso, entre outras informações importantes para decidir os treinos de acordo com o seu nível de preparo e necessidades – ou seja, respeitando os seus limites e considerando suas potencialidades.

“Fazer avaliações físicas regulares é essencial para melhorar o desempenho nos treinamentos. O ideal, inclusive, é repeti-la a cada 4 a 6 meses. Por meio desse controle, o professor consegue avaliar e acompanhar a sua evolução nos exercícios, e, a partir dos resultados obtidos, é possível atualizar o programa de treinos e, assim, estabelecer novas metas. O que tudo isso significa? Mais treinos variados e estímulo para malhar.”

Dica 2 – Na hora de definir os objetivos, leve em conta o seu perfil

A meta é seguir firme na academia? Então, Arruda sugere que antes de começar a malhar, é bacana considerar a importância de ficar bem à vontade na academia. Para isso, a dica especial é levar em conta seus gostos, bem como a sua personalidade, antes de escolher as atividades que pretende praticar.

“Assim, fica mais fácil se adaptar ao seu espaço de treino, afinal, existem diversas modalidades de exercícios realizados em diferentes ambientes: individuais e coletivos. Em qual deles você se sente melhor? Pense e, então, escolha o que mais combina com você.”

Dica 3 – Estabeleça metas alcançáveis

O educador físico alerta: vá aos poucos. A ideia é criar pequenas metas até alcançar o seu propósito nos treinos. Afinal, ter objetivos fora da realidade antes de começar a malhar pode levar à frustração. E como esta não é a intenção, procure traçar desafios possíveis, observando a sua rotina, os horários com mais disposição e, com base nas avaliações físicas, considere os limites do seu corpo.

Vale, portanto, evitar pensar somente no resultado final. É preciso considerar todas as etapas a serem cumpridas dentro do seu treino. Quer um exemplo? Se a intenção é secar 15 quilos, pense inicialmente em emagrecer 2 deles. Ao atingir este resultado, estipule mais 2 e prossiga no treino com esta “pequena” meta. Quando perceber – sem pressa, nem ansiedade – já terá conquistado o objetivo principal.

Se o seu desejo for ganhar músculos, use esta mesma estratégia, focando somente no seu próprio desempenho e resultados.

Dica 4 – Qual é o seu objetivo nos treinos?

Melhorar a saúde, o condicionamento físico, emagrecer, ganhar músculos. Seja qual for sua meta a ser conquistada, é importante alinhar o objetivo ao tipo de exercício que será praticado. Portanto, antes de começar a malhar, escolha as atividades de acordo com o seu propósito.

Para o educador físico, se o plano, por exemplo, é emagrecer, os exercícios aeróbicos, como esteira (caminhar, correr), spinning (bicicleta), entre outros, são os mais indicados. E se a ideia é ganhar mais massa muscular, as opções podem ser a musculação, o treinamento funcional, entre outras.

O mais importante nesta etapa de decisão, inclusive, é contar com a orientação do educador físico, que indicará o treino ideal para você – de acordo com o seu gosto e perfil – e te ajudará a alcançar o objetivo traçado.

Dica 5 – Tem dúvidas sobre o seu treino? Pergunte!

Pode parecer simples, mas esta dica é essencial na malhação. E sabe o motivo? Tirar suas dúvidas com o educador físico antes de começar a malhar é uma boa oportunidade para deixar a sua rotina nos treinos mais interessante e estimulante. Além disso, você ganha mais segurança na hora de executar os treinos e, desse modo, evita o risco de lesões.

“Conversar com o professor, portanto, vai te ajudar a ter metas ainda mais claras para ganhar os resultados esperados durante o treinamento. Além de montar o programa ideal para você, este profissional pode ser um grande motivador.”, finaliza o educador físico da Bluefit Fábio Arruda.

Diferenciais Bluefit

A Bluefit tem se destacado cada vez mais por apostar em um estilo de academia completo, que ofereça saúde e bem-estar atrelado ao melhor custo-benefício. Estrutura ampla e moderna, equipamentos de ponta, profissionais qualificados e uma grade de atividades extensa, que inclui aulas de Zumba, Fitdance Jump, Hiit, Alongamento, Localizada, Mat Pilates e os treinos de Muay-Thai e Jiu-Jitsu.

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