Dicas para incentivar o hábito da leitura nas crianças

pai-lendo-criança

Que a leitura transforma nosso modo de viver e enxergar o cotidiano ninguém duvida. Ler é importantíssimo, nos deixa mais informados, inteligentes e felizes.

Quem lê aumentamos nosso entendimento cultural, escrevemos melhor e ampliamos nosso vocabulário. Mas já somos adultos e temos consciência da importância da leitura para nossas vidas. Não podemos dizer o mesmo das crianças, que ainda não tem dimensão dessa necessidade e muitas vezes demonstram preguiça em ler, mesmo se for de um assunto de interesse delas. É importante que elas tenham contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer que tenham esse interesse? Não é uma tarefa fácil, mas com a ajuda dos pais essa situação pode mudar.

Em primeiro lugar, respeite o ritmo do seu filho. Se ele escolher um livro muito infantil não se preocupe. O importante é ter o livro presente na vida dele. Quando seu filho estiver com vontade de avançar o nível de leitura você vai perceber. Junto com o ritmo é preciso respeitar o seu gosto. Nem sempre ele vai ler uma obra interessante ou que você ache que seria ideal para ele. Mas só lê quem sente prazer pela leitura. E ele só vai começar a sentir prazer se estiver lendo sobre um assunto que gosta muito. Então não se preocupe se seu filho ou filha prefere contos de fadas ou super-heróis.

O importante é estar lendo. Quando for passear, aproveite que ele está gostando da leitura e o leve para uma biblioteca. Assim como nós ficamos encantados quando estamos diante de tantos livros, os pequenos vão adorar estarem perto de tantos livros diferentes para escolher. E se agora no final de ano você está em dúvida sobre qual presente comprar, porque não dar um livro?

Leia antes de dormir com ele

Um hábito comum para filhos que gostam de ler é ouvir histórias contadas pelos pais antes de dormir. E isso não pode ser esquecido. Todas as noites antes de dormir vá até o quarto de seu filho e leia um pedaço de uma história que ele gosta. Com o passar do tempo, incentive-o a ler ele mesmo e praticar a leitura. Assim ele vai criar o hábito de todas as noites antes de dormir ler uma história e esse hábito será importantíssimo para o seu desenvolvimento.

E para complementar essa leitura, sugira que ele crie uma história. Crianças são muito criativas e adoram criar seus personagens, lugares e paisagens. Peça para ele escrever uma espécie de livro, tire fotos e junte tudo como se fosse um livro e coloque na estante de sua casa. Seu filho vai ficar super empolgado por ter um “livro” publicado e vai querer continuar com essa brincadeira.