Ouvir Pausar

Inspiração

Dicas para não perder dinheiro investindo

Já pensou em investir o seu dinheiro e ter uma renda extra para completar as contas ou até mesmo guardar uma grana? Com certeza já bateu uma curiosidade de como investir e ter o dinheiro rendendo, né? Mas como fazer isso de uma forma responsável e sem perder dinheiro?

Dicas para não perder dinheiro investindo
Imagem : Internet

Dica 1 - Entenda o mercado financeiro 

Sim, gente, tem que estudar. Não é possível separar uma grana, começar a investir e ficar milionário do dia para a noite. Lá no canal do YouTube tem alguns vídeos explicando quem comanda, fiscaliza e organiza o mercado financeiro. Vou deixar a playlist para vocês. Confira aqui.

Pode até ser chata essa parte de conhecer os termos e os órgãos de fiscalização, mas vai por mim, conhecendo mais sobre o assunto, a chance de você cair em papo de coach charlatão diminui tanto que fica impossível você ser enganado.

É bom entender também que todas as opções de investimento que são oferecidas nesse mercado podem ou não se encaixar no seu perfil, sabe? Mas aí você me pergunta: O que é perfil de investidor? Aí a gente chega à segunda dica!

Dica 2 - Cada aplicação tem um objetivo

Está tudo bem você começar com algum investimento mais conservador ou mais arriscado. A questão é o objetivo, sabe?

A minha carteira de investimentos pode ser totalmente diferente da sua, mas não significa que você está investindo errado. Todo investimento tem o seu objetivo, e cada um tem o seu tempo. Não precisa ficar desesperado porque fulano está investindo e tendo mais “retorno”. A questão é evitar perdas na hora de investir e acumular aos poucos, sem pressa.

Dica 3 - Todo processo tem seu risco

Existem três coisas importantes que eu tenho que ligar o alerta para você não perder dinheiro investindo:

- O rendimento, que é o quanto você vai ganhar com aquilo

- A liquidez, que é o quão rápido será para você transformar o papel em dinheiro

- O risco

Em finanças, risco é tipicamente definido como a chance de se notar perda em uma aplicação financeira, ou seja, o risco de você perder dinheiro investindo. Basicamente, é importante entender que quanto maior a rentabilidade, maior será o risco.

Dica 4 - Escolha e defina bem a carteira

É preciso escolher bem os ativos de sua carteira e entender que, se você não quer se sentar e estudar, o melhor a se fazer é procurar uma corretora ou um planejador financeiro.

Aí, essa corretora contratada vai fazer um acompanhamento dos seus investimentos, indicando as melhores alternativas.

O planejador financeiro poderá lhe ajudar a buscar as melhores alternativas para investir também. Depois de entender o mercado financeiro, é importante pesquisar o que é uma ação, um título, e quais os tributos que estão vinculados antes de começar a montar a carteira de investimentos.

Dica 5 - Investimento leva tempo

A última dica é muito importante: INVESTIMENTO LEVA TEMPO! Sim, esse papo de "comece a investir hoje e vire milionário no próximo ano" é papo de charlatão, gente. Todo investimento para gerar um bom rendimento leva tempo, e você precisa se ligar nisso na hora de escolher.

Existem alguns produtos prefixados que você já sabe até o quanto vai ganhar na data de resgate, mas outros são variáveis, e você só sabe quanto ganhou ou perdeu no dia de resgatar.

E os investimentos de longo prazo são interessantes para quem planeja o futuro financeiro, principalmente como uma maneira de substituir a aposentadoria.

Agora que você sabe como não perder dinheiro investindo, é só seguir as dicas, sabendo sempre que todo investimento tem seu risco. 

Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia 

https://www.facebook.com/revnovafamilia

https://www.linkedin.com/in/revistanovafamilia/

https://www.youtube.com/user/revistanovafamilia