Doenças vasculares afetam 35% da população, mas exercícios ajudam a melhorar a circulação sanguínea

Doenças vasculares afetam 35% da população, mas exercícios ajudam a melhorar a circulação sanguínea

A OMS (Organização Mundial da Saúde) elencou as 10 doenças vasculares que mais matam no mundo e 35% da população brasileira apresenta algum tipo destas enfermidades, segundo o Ministério da Saúde.

Os motivos são diversos, que vão desde hereditariedade, até ingestão de alimentos gordurosos e tabagismo e o problema costuma ser mais frequente em mulheres por conta, além, das alterações hormonais, uso contínuo de anticoncepcional e gravidez, entre outros.

Porém, mesmo com os fatores citados acima, homens e mulheres podem prevenir e evitar danos maiores para sua saúde vascular se seguirem algumas dicas simples e importantíssimas.

Exercícios

Atividade físicas favorecem o fluxo sanguíneo e o fortalecimentos do vasos, conforme explica o coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Élcio Pires Júnior. “As atividades físicas fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade do sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço. Durante e após os exercícios, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que previne o risco de doenças cardiovasculares como o infarto”, explica

E neste sentido, o Dr. Orienta cinco exercícios fáceis e que vão contribuir significativamente no combate às doenças cardiovasculares:

“Uma boa caminhada contribui no bombeamento do sangue que ajuda para ativar a circulação. 20 minutos todos os dias, em ritmo médio são excelentes para promover o fluxo sanguíneo e fortalecer os vasos. Além disso, o alongamento é um forte aliado da ativação circulatória. Você também pode andar de bicicleta, ela ativa os movimentos musculares e melhora a circulação sanguínea. Já a musculação força a passagem de sangue através dos vasos por um período curto seguido de um período de relaxamento, mas sempre com auxílio de um educador físico. E, por fim, as atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, dilatam e relaxam os vasos facilitando a circulação do sangue e fortalecendo o coração”, complementa o Dr. Élcio.

Checkup Vascular

Exercicios auxiliam contra doenças cardiovascularesA Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – SBACV – lançará durante a semana em que celebra a Semana da Consciência Vascular, entre 17 e 23 de agosto, o Checkup Vascular, um programa para incentivar a população a fazer exames anuais de prevenção, com o objetivo de diminuir o número de complicações e mortes por doenças vasculares.

A OMS sinalizou que, entre as 10 doenças, o acidente vascular cerebral (popularmente conhecido como “derrame”), ocasionado pela obstrução das carótidas, é a doença que mais mata; seguida pelo diabetes, causado pela obstrução dos vasos das pernas levando ao pé diabético.

Em vista disso, a SBACV pretende alerta a população sobres as doenças vasculares e a importância de um diagnóstico precoce. “Com a prevenção e a aquisição de hábitos saudáveis, é possível diminuir o número de casos, complicações e mortes por doenças vasculares”, diz o cirurgião vascular, Fernando Bonetto.

Para mais informações sobre o programa Checkup Vascular, clique aqui!

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts