Dormir é bom e beneficia seu coração

noites de sono

Dormir é bom e beneficia seu coração

Dormir é bom e beneficia seu coração. Quando não dormimos bem, rapidamente percebemos que o organismo passa a não funcionar como de costume, além da notarmos que  a aparência fica abatida e cansada.

Mas o que a gente não percebe com tanta facilidade é que a privação crônica e/ou a falta de qualidade de repouso prejudicam muito o organismo e o coração é uma das principais vítimas.

Isso porque, quando estamos na cama, o nosso sistema cardiovascular passa por um momento de repouso:

  • no qual a frequência cardíaca e a pressão arterial são reduzidas e esse processo é essencial para manter a saúde do peito em ordem.

Por isso, quem dorme mal tem muito mais chance de sofrer com problemas cardíacos, relação que já foi comprovada por diversos estudos.

Um deles foi feito na Escola Paulista de Medicina com 1042 voluntários e mostrou que o risco é ainda maior para aqueles que sofriam com apneia;

  • um problema que costuma estar associado ao ronco e leva a interrupções na respiração durante o sono,
  • e que se repetem, no mínimo, cinco vezes durante uma hora.

A explicação é simples:

  • nos casos mais intensos, a pessoa acaba tendo uma baixa no índice de oxigênio na circulação e o sistema nervoso simpático, aquele que prepara o corpo para reagir diante de situações extremas como medo e estresse, liberando adrenalina para manter o organismo funcionando adequadamente.

“A contração dos vasos sanguíneos, além de elevar as chances da pressão ir para as alturas, aumenta o risco de infarto”, explica o cardiologista Dr. Hélio Castello.

Pesquisa da Organização Mundial da Saúde estima que, em 2024, O Brasil deve ocupar o topo da lista mundial de mortes por doenças cardiovasculares.

Cada pessoa tem uma necessidade individual de sono, mas a maioria dos adultos precisa repousar entre 7 e 8 horas diariamente da maneira adequada.

Segundo o cardiologista Dr. Marcelo Cantarelli, tomar alguns cuidados pode melhorar a qualidade do descanso.

“Ter horários regulares para adormecer e despertar, ir para a cama somente na hora de dormir, manter o quarto escuro e silencioso, fazer uma refeição moderada no jantar e largar os aparelhos eletrônicos quando estiver chegando a hora de dormir colaboram para um bom sono“, explica.

Por Redação

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