Em qual estado você está?

Em qual estado você está?

Todos nós sabemos que a água tem 03 estados físicos: líquido, sólido e gasoso (ok, alguns ainda vão falar que a água sofre transformações como fusão, ebulição, condensação…. mas o foco aqui é outro, ok professores?!?!).

Costumo definir o empreendedor como alguém que sonha em transformar seu sonho em realidade. Já temos uma conexão aí, entre o estado da água, com o sonho do empreendedor…. TRANSFORMAR.

A capacidade de transformação humana é incrível.

Com a minha (pouca) vivência, sinto que o empreendedorismo é uma qualidade quase que nata nos brasileiros. Talvez pela vivência, talvez pelo farto conhecimento (com a internet não aprende quem não quer!), não sei ao certo, ainda! Mas vejo que em muitos casos, o empreendedorismo está na veia, no coração.

Quando resolvi empreender eu era uma pessoa… certamente estava no estado ‘gasoso’ da água. Várias Fernandas soltas pelo ar. Aliás, vejo o começo de tudo assim…. meio nebuloso. Interrogações, buscas, leituras, caminhos distintos. E com muito esforço e aprendizado, os primeiros passos foram dados.

Sim, sou uma Eu/S.A. (e me sinto muito adulta escrevendo isto!).

E a Fernanda do estado ‘gasoso’ se transformou. Pulei do gasoso para o estado líquido. E, claramente, hoje estou nesta fase. Posso dizer que no berçário do empreendedorismo. Mas já entendi que este é o meu lugar.

O estado líquido, neste caso metafórico, é uma questão de atitude! Para onde e como quero ir? Com quem vou andar?  A empresa vai para esquerda ou direita? Quem serão meus parceiros?

Enfim, estou no momento de TRANSFORMAR. Neste caso sinto que esta Transformação me levará, certamente, para o estado sólido.

E Transformação leva tempo.

Transformação que depende só dos meus próximos passos para determinar como eu quero ser vista no mundo empreendedor.

Sei que preciso ter disciplina e dedicação com metas diárias para meu negócio frutificar. Além da busca incansável pelo conhecimento. Só assim um Bem Dito Negócio sólido será construído e será Bem Visto por outros empreendedores que cruzarem meu caminho.

E você, que estado está?

Texto inspirado pelo querido Artur Ubaldo Marques Junior, grande empreendedor que me ensina e inspira muito nas manhãs de quintas-feiras, durante rodadas de Negócios na Associação Comercial de Jundiaí. Professor, obrigada pela inspiração!

Por Fernanda Barros

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts