Empreendedorismo na saúde: saiba quais são os desafios

Empreendedorismo na saúde: saiba quais são os desafios

Empreendedorismo na saúde: saiba quais são os desafios

Empreender é algo incrível, mas por muito tempo empreender na área da saúde era considerado loucura ou no mínimo inviável, já que a formação do profissional estava voltada para pesquisas, procedimento e tratamentos.

Hoje, o cenário que encontramos é diferente. O mercado está mais propício e há inúmeras oportunidades para empreender nessa área. Mas antes é preciso entender quais são os principais desafios a serem enfrentados.

Quer saber quais são eles e como superá-los para ter um negócio de sucesso? Confira agora.

O que é ser empreendedor?

Antes de irmos para os desafios, precisamos entender o que significa. Ao buscar a palavra no dicionário Aurélio, empreender significa “Colocar em desenvolvimento e/ou execução”.

Porém, esse conceito vai muito além do dicionário, significa investir, inovar, melhorar ou modificar algo já existente. O mercado está diferente, e com isso, essa habilidade vem sendo cada vez mais explorada. Ter o próprio negócio é incrível, não é? 

Mas não é uma tarefa simples, existem algumas características que precisam ser levadas em consideração para conseguir administrar um negócio de sucesso. Quer saber quais?

Vamos ver isso no próximo tópico.

Características de um empreendedor

Existem algumas particularidades necessárias para administrar um negócio de sucesso. Entre elas, estão:

  • ser autoconfiante e ter segurança dos seus valores;
  • assumir riscos;
  • ser comprometido com as metas estabelecidas;
  • ser organizado e otimista;
  • buscar feedbacks de suas ações para poder melhorá-los;
  • criar bons relacionamentos, se conectar facilmente com pessoas (networking);
  • ter visão e explorar novas oportunidades;
  • saber gerir problemas;
  • adaptar-se facilmente às mudanças.

Se você não possui todas essas características, não se preocupe, você ainda pode empreender! Apenas lembre-se que elas são fundamentais, mas podem e devem ser praticadas ao longo do tempo.

Tudo se resume a aprendizado!

Principais desafios de quem quer empreender

Por mais incrível que seja empreender, sempre causa um certo pânico ao pensarmos nos desafios e barreiras que serão enfrentadas. Mas não se apegue a eles, pois, quebrá-los será sinônimo de crescimento e sucesso.

1. Planejamento

Alguns empreendedores pensam que a ideia do seu negócio é suficiente para sua sobrevivência, mas não é bem assim. Precisa ter um bom planejamento se quiser ter um negócio duradouro.

O planejamento também pode ser chamado de plano de negócios. É ele quem vai te guiar em todos os passos para concretizar as suas ideias, como por exemplo, quanto dinheiro precisa ser investido; materiais necessários; estimativa de custos iniciais; despesas e receitas; capital de giro, entre outros fatores.

2. Falta de conhecimento especializado

Um dos desafios que surgem quando falamos em empreender, está na falta de conhecimento. Apesar de alguns empreendedores terem conhecimentos técnicos em sua área, eles não fazem a menor ideia de como gerir um negócio. Afinal, são poucas as formações de especialistas que ensinam empreendedorismo na prática.

Por isso, se você é um médico ou dentista, por exemplo, e não tem muito conhecimento específico em setores como administração de negócios ou contabilidade, o ideal é pedir auxílio ou uma consultoria. Assim, você não perde tempo tentando gerir um negócio que não vai andar.

3. Conquista de novos clientes

A conquista de novos clientes é um fator determinante para o negócio, porém nem sempre vai ser fácil atrair essa nova demanda.

Muitos empreendedores possuem ideias incríveis, mas devido a falta de conhecimento não conseguem divulgá-lo de forma correta.

Existem alguns métodos e práticas que facilitam na prospecção dessa nova clientela. O marketing digital é uma delas.

Marketing Digital, uma estratégia que precisa andar junto ao seu negócio

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias de marketing voltadas ao universo da internet. São, na realidade, os esforços corretos para atingir o seu público, ganhar visibilidade e autoridade dentro da internet e consequentemente aumentar as suas vendas, através do conhecimento específico da sua persona.

Ou seja, sabendo quem é o seu público, o que faz e o que gosta, você consegue chegar até eles de forma mais prática e fácil. Listamos abaixo algumas dicas de como utilizar o marketing digital a favor da sua empresa:

1. Crie um site

A digitalização do negócio não é mais uma escolha esporádica. É crucial para uma estratégia de marketing bem sucedida  e para a sobrevivência do seu negócio.

Por isso, crie um site. Você pode optar por contratar alguma empresa, ou se o seu orçamento estiver baixo, você consegue criar um provisório assistindo a tutoriais simples na Internet.

Lembre-se de criar um site responsivo e pense sempre na experiência de quem vai acessá-lo. Nele, você poderá informar quais são os seus serviços e procedimentos.

No caso de uma clínica odontológica, por exemplo, poderá colocar os valores do convênio odontológico individual ou de plano dental empresarial. Poderá colocar imagens exemplificando procedimentos ou até mesmo depoimentos de clientes satisfeitos.

Não se esqueça de colocar suas formas de contato e endereço. Deixe também um formulário para que esta pessoa entre em contato.

2. Crie um blog

Os blogs tem ganhado muito espaço na internet e tem sido supervalorizados no marketing digital, mas alguns profissionais e principalmente aqueles que estão iniciando possuem muitas dúvidas, de como e por onde começar.

No entanto, é bem simples! Para definir uma pauta basta imaginar o que seu cliente gostaria de saber ou o que ele te perguntaria.

Usando o exemplo anterior, uma clínica  odontológica  ao se questionar, poderia se deparar com questões do tipo: “Como escolher  um plano de saúde odontológico?” ou “Quais são os riscos de uma extração de dente”.

Com base nesses questionamentos, basta criar um planejamento com cronograma de postagens, para sempre ter um bom fluxo de publicações. Afinal, você precisa mostrar que é especialista e autoridade na sua área.

3. Otimize através do SEO

Após as etapas anteriores, pronto, você já possui conteúdo e um site organizado! Agora, precisamos focar em outra estratégia para se destacar da concorrência. O SEO (Search Engine Optimization), é o conjunto de estratégias a longo prazo que permite que seu conteúdo chegue de forma mais rápida ao público interessado.

Em outras palavras, ele melhora o ranqueamento do site em mecanismos de busca. Ou melhor: você fica reconhecido pelo Google.

Uma estratégia que é muito importante e muito trabalhada por especialistas em Marketing Digital, é o uso das palavras-chave.

Para isto, utilize termos que já são familiares para seu público na criação dos seus conteúdos. Para definir estes termos basta imaginar, novamente, quais são as perguntas que seu público faria ou que já fazem.

Supondo que, uma das perguntas mais utilizadas seja “ qual é o valor de um plano odontológico?”, seu conteúdo deverá ser otimizado pela palavra plano odontológico. Basta fazer com que ela apareça em URLs, títulos, alt-tags e cabeçalhos.

4. Redes sociais

Aposte em redes sociais! Utilize esse espaço para divulgar seu trabalho e para se aproximar do cliente. Mas assim como o blog, procure criar conteúdos que conversem com o público ao invés de empurrá-lo a adquirir algo.

Não poste só valores dos seus procedimentos, mas intercale com curiosidades, depoimentos, benefícios de procedimentos etc.

Conclusão

Neste texto você conferiu quais são os principais desafios encontrados por um empreendedor da área da saúde e algumas dicas sobre como superá-los por meio da estratégia de marketing digital.

Além disso, vimos o significado de empreender e quais são as características marcantes de um empreendedor.

Sabemos que com o empreendimento, surgem muitas dúvidas e desafios, mas o mais importante é sempre buscar conhecimento e ficar atualizado. Seja curioso, procure ficar por dentro de áreas como administração, contabilidade e marketing.

Por isso, não tenha medo de empreender. Faça um bom planejamento, enfrente os desafios com as dicas apresentadas e irá se surpreender!

*Fonte: Ana Laura Ferreira – redatora na empresa Ideal Odonto

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