Entenda as diferenças entre temporários e terceirizados

contrato de trabalho

Entenda as diferenças entre temporários e terceirizados

Entenda as diferenças entre temporários e terceirizados. A reforma trabalhista, feita pelo governo de Michel Temer em 2017, já havia alterado para 180 dias o prazo para o trabalho temporário, prorrogados por até mais 90 dias, mas ainda deixava alguns espaços para dúvidas entre o que pode ser considerado trabalho temporário e outras modalidades de contrato.

Uma das confusões mais comuns dizia respeito à administração de pessoal:

  • uma vez que algumas empresas entendiam o temporário como terceirizado.

Segundo Daniela Laurentino, gerente jurídica da Luandre RH, agora ficou mais claro que a gestão dos temporários é por conta da empresa contratante, especialista no seu segmento.

“É diferente da contratação de uma empresa parceira que vai fornecer colaboradores treinados e administrados por ela, por um período determinado”, explica Daniela.

A atualização, assinada no mês passado por Jair Bolsonaro também conceitua melhor o que o trabalho temporário, diz a especialista.

“O contrato temporário atende a duas situações bem específicas: aumento e demanda ou substituição temporária de um funcionário”.

Ela acrescenta que o contrato temporário prevê vínculo empregatício e benefícios semelhantes ao contrato CLT, como férias, 13º salário e fundo de garantia, de acordo com o período trabalhado.

CONTRATAÇÕES DE TEMPORÁRIOS PRÓXIMAS AO NATAL CRESCEM

As festas de fim de ano e datas como a Black Friday são excelentes para movimentar a economia e estimular a contratação de temporários segundo a Luandre:

  • espera-se um crescimento total de 32% de oportunidades vagas temporárias, neste período, sendo novembro um ótimo momento para procurar vagas no varejo.

Barbara Alves, gerente de RH da consultoria, ressalta que:

  • “mesmo que a oportunidade seja temporária é importante que o candidato demonstre todo seu interesse, uma vez que há grandes chances de ser efetivado
  • historicamente a Luandre tem uma taxa de efetivação de 40%”

Por Redação

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts