Entenda o conceito de sustentabilidade pessoal

2592
Entenda o conceito de sustentabilidade pessoal

Um dos temas mais falados atualmente, a sustentabilidade se refere ao conjunto vivo de recursos, movimentos, ações, esquemas ou comportamentos que nos oferecem como resultado consequências “mantenedoras” (que defende, sustenta, mantém, protege, cuida). No entanto, sempre que usamos a palavra acabamos por relacioná-la com o futuro do planeta e com o meio ambiente, esquecendo-nos de relacioná-la com nós mesmos.

Ao pensar no futuro é preciso parar e prestar atenção nas próprias ações, nas relações e no desenvolvimento pessoal e profissional. É neste sentido que a sustentabilidade pessoal vem ganhando cada vez mais forma e destaque, com um conceito que visa à auto-sustentação, a auto-multiplicação e a auto-manutenção.

A sustentabilidade pessoal tem o mesmo conceito da sustentabilidade já conhecida por todos – satisfazer as necessidades pessoais do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro – e se diferencia, um pouco, apenas na execução. Isso porque é preciso mudar o foco para si mesmo.

Assim como o meio ambiente, o ser humano também precisa usar eficientemente seus recursos – energia mental, emocional e física, habilidades, tempo, dinheiro – sem desperdícios e de modo a preservar as coisas que valoriza na vida. Por isso, o conceito propõe uma nova visão da vida e prevê algumas mudanças de hábito para melhorar as relações e reduzir os impactos negativos no dia a dia.

Algumas regras podem te ajudar na busca pela sustentabilidade pessoal. Confira!

É preciso se acalmar! A correria do dia a dia nos gera tensão e afeta o nosso equilíbrio. Preocupações, falta de tempo, imprevistos, trânsito, entre outras coisas, sugam toda a nossa energia e, quando percebemos, estamos desgastados! Para mudar isso, é preciso gerenciar os recursos ao lidar com as demandas da vida. Como? Gerenciando o stress, lidando com a ansiedade, exercitando a paciência, entre outros.

Plantar árvore
Foto: tangysd

O autoconhecimento é o caminho. Para responder por si mesmo é preciso se autoconhecer, assumindo seus defeitos e suas qualidades. Para isso, reconheça a si mesmo, se perdoe e busque o preparo (através de livros, treinamentos, entre outros). Não se conforme com sua ignorância, mas seja gentil consigo mesmo.

Experimente. Para ter a sustentabilidade pessoal é preciso sentir, falar e agir em sintonia interior. Para isso, faça uma avaliação permanente e educativa do seu dia a dia e das suas ações. Mude o que não te faz bem e o que não agrega valor às suas ações e recicle as suas emoções. Tente sempre o novo de novo.