Prática de esportes para quem tem varizes é possível e recomendável

Prática de esportes para quem tem varizes é possível e recomendável

Cerca de 70% dos brasileiros sofrem com varizes. As veias dilatadas, alongadas e tortuosas (nas pernas e pés) são causadas pelo mal funcionamento das veias em enviar o sangue de volta ao coração. O problema maior da patologia é o risco de evoluir para doenças mais graves, como a trombose. Mas além de ser importante na prevenção das varizes, o esporte pode ser uma maneira de ajudar no tratamento das indesejáveis dores.

Muitos fatores que levam ao surgimento das varizes, como idade avançada, fumo, uso de anticoncepcionais, gestação e predisposição genética a doenças venosas). Deve-se destacar também o sedentarismo e a obesidade. Segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2015, 100,5 milhões de brasileiros acima de 15 anos não praticavam nenhum tipo de atividade física.

Os esportes mais indicados para quem sofre com as varizes são os que exigem maior desempenho aeróbio, como corrida, caminhada, ciclismo, futebol e vôlei, por exemplo – enquanto levantamento de peso, remo e vela são algumas das atividades não recomendadas para este tipo de caso.

Meias de compressão

As meias de compressão, que são eficazmente usadas como método de prevenção e tratamento das varizes, podem ser também ser utilizadas para a melhora da circulação durante as atividades físicas.

Além de estimularem o retorno venoso e, assim, combater as varizes, as meias amenizam as dores pós-treino causadas pelo acúmulo de ácido lático no sangue, colaborando, assim, para melhorar a oxigenação de todo o organismo e, consequentemente, facilitar a dispersão do ácido lático liberado.

Prevenção e pós-treino

Geralmente vistas como esteticamente desagradáveis nas linhas medicinais, na linha esportiva há opções de modelos para serem usadas durantes os treinos como prevenção e tratamento, e também linhas de pós-treino que amenizam as dores e aceleram a recuperação muscular.

Opções da linha esportiva:

(imagens de divulgação Sigvaris)

meia de compressãomeia de compressãomeia de compressão

 

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts