Estudo mostra efeitos do uso de tablets e celulares no nosso cérebro

Efeito telas de celulares e computadores sobre o cérebro

O National Institute of Health, dos EUA, publicou nesta quinta-feira (14) uma prévia de resultados de um estudo sobre os efeitos das telas de celulares, iPads, computadores e TVs no cérebro de crianças, adolescentes e adultos.

O estudo foi conduzido ao longo de dez anos, com 11 mil pessoas, em 21 cidades, ao custo de 300 milhões de dólares. Aqui, algumas descobertas sobre o efeito especificamente em crianças e adolescentes:

Aqui, algumas das principais descobertas do estudo:

Highlights

1- O uso constante de tela provoca atrofia do cortex cerebral, com possível diminuição da receptividade de informações sensoriais (visão, audição, tato, olfato, paladar). Isso acontece porque o cérebro é menos estimulado durante o uso da tela do que em outras atividades.

2- Há sinais de aumento importante da velocidade da maturação cerebral relacionado ao uso de tela, ou seja, aceleração do processo de envelhecimento cerebral.

3- Durante o uso de mídias sociais, há evidências do aumento da liberação de dopamina, que é um neurotransmissor relacionado ao vício. Ou seja, há evidências (que serão melhor estudadas) de que pode viciar quimicamente, como uma droga.

4- Diminui o desempenho em testes de linguagem e matemática.

5- Crianças que aprendem a empilhar blocos e jogar em 2d (por exemplo Minecraft), ao contrário do que se pensava, não conseguem transferir estas habilidades para montar blocos em 3d. Ou seja, a habilidade serve apenas especificamente para o computador, não para a vida real.

6- Existe uma correlação que será melhor estudada (para saber se é uma relação de causa e consequência ou não) entre automutilação em meninas adolescentes e uso de redes sociais.

7- Adolescentes que usam redes sociais menos de 30 minutos ao dia apresentam muito menos sintomas depressivos e auto destrutivos do que os adolescentes que usam redes sociais por um tempo superior a este.

8- Até mais estudos serem apresentados, a recomendação geral é de que as pessoas tentem usar aplicativos que limitem o uso de tela pelas crianças e pelos próprios adultos.

Resumo deste artigo feito pela nossa colega da 83, Angelica Kolody Mammana:
https://www.cbsnews.com/news/groundbreaking-study-examines-effects-of-screen-time-on-kids-60-minutes/?fbclid=IwAR3JL2m5u85a6uBYjshLT5RTYbhJdKU09BKLiTtuvBo7X9lxPmaDMKRazh4

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider