FAKE NEWS | ÁLCOOL GEL não funciona. Leia atentamente!

álcool em gel fabricado não funciona

FAKE NEWS | ÁLCOOL GEL não funciona. Leia atentamente!

Nesta época tão difícil para humanidade, temos ainda que lidar com inescrupulosos que por ganância, ou apenas simples ignorância técnica, tentam fazer o álcool em gel com substâncias que podem até causar danos à saúde ao invés de ter função antisséptica.

Conto-lhes esta situação: Minha filha pediu que eu fosse até o supermercado para comprar gelatina sem sabor, pois iria preparar um doce chamado gelatina colorida o qual vai um creme com este produto. Chegando ao supermercado eu não estava localizando a gelatina e pedi à responsável do supermercado para me mostrar onde estava. Para minha surpresa ela me levou ao local na gondola e fez a seguinte pergunta: O senhor também vai preparar álcool em gel?

Ela percebeu meu espanto e falei a ela que aquilo nunca poderia ser matéria prima de álcool em gel e brevemente expliquei que na preparação do produto vai álcool etílico 70%, água destilada ou deionizada, uma resina chamada Carbopol e uma substância controlada pelo Ministério do Exército chamada Trietanolamina.

Vejam, preparar álcool em gel da forma como citei não é possível para quem não tenha a licença junto ao Ministério do Exército, portanto se o fazem sem a licença, isto é uma ilegalidade.



Quanto a gelatina sem sabor, está pode ser considerada de certa forma como meio de cultura, ou seja, ela pode sob condições inadequadas desenvolver microrganismos nocivos ao ser humano e contaminá-lo.

Cuidado: comprem produtos com procedência conhecida e registro legal. Nunca tentem improvisar com substâncias as quais não conheçam suas propriedades.

Rogério Aparecido Machado é doutor em Saúde Pública e professor de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

-Rogério Aparecido Machado

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts