Família e Escola: parceria bem sucedida para formação de cidadãos

Família e Escola: parceria bem sucedida para formação de cidadãos

Observamos que o relacionamento entre pais e filhos tem sido cada vez mais dificultoso e, muitas vezes, até sofrido. Famílias e educadores têm buscado encontrar oportunidades de ampliar a intimidade e a harmonia dentro dos lares.

Muitas são as disparidades entre pais e filhos, assim como existem muitas forças contrárias àquelas que as famílias almejam na condução da educação dos filhos. A constatação de inúmeras novas patologias clínicas que estão sobrevindo às nossas crianças e adolescentes agrava ainda mais este cenário, que chega a ser assustador para as famílias. É emergencial a necessidade de que pais e escolas unam forças e alinhem propósitos para a uma melhor orientação de nossos alunos num mundo tão efervescente.

A experiência nos mostra que intensificar a parceria do colégio com família, trazendo os pais para o ambiente escolar, discutindo abertamente temas difíceis, com a ajuda de profissionais especializados de diferentes áreas, tem sido um caminho muito enriquecedor, uma oportunidade eficaz para a sintonia e conexão entre estas duas organizações, imprescindíveis à formação de cidadãos conscientes, felizes e equilibrados.

Há urgência em melhorarmos a saúde emocional, social, acadêmica e espiritual daqueles que nos são confiados, como pais e educadores. Consequentemente, a discussão deve ser ampla e abranger diferentes aspectos da formação dos jovens. Médicos, psicólogos, advogados, profissionais de coach, delegados, reverendos, podem, cada um dentro de sua área de conhecimento e atuação, colaborar com os pais e com a escola, apresentando ferramentas e estratégias conscientes, e que se complementam, para superar os conflitos que nos sobrevêm na atualidade.

Um diferencial que gera confiança e amplifica a adesão dos pais em ações como esta no colégio é a continuidade e a constância dessas atividades, demonstrando os esforços da equipe técnico-pedagógica em apoiar os pais em seus conflitos e desafios. Eventos periódicos, com programação pontual e temática bem definida, ampliam a cultura de relacionamento e geram o fortalecimento da comunidade escolar, pois sabemos que educação de qualidade depende da interação e integração da família e da escola.

Estes eventos têm culminado em estreitamento das relações e obtenção de melhores resultados na condução do ensino e educação das crianças e adolescentes que vivenciam, em média, quinze anos de escolaridade básica sob os nossos olhares.

Consideramos que o autor da nossa vida tem um plano especial para aqueles que o buscam em verdade e vai à frente de nossas ações fazendo sempre o melhor. Esperamos confiantemente nele na desafiadora missão de educar.

Por Vera Maria Alves Mendes
Diretora de Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré – Internacional.

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts