Férias com as crianças: 13 filmes para ver em casa e nos cinemas

Férias com as crianças: 13 filmes para ver em casa e nos cinemas

Manter as crianças longe do tédio durante as férias escolares demanda certa criatividade dos pais. Entre passeios ao ar livre e brincadeiras com amigos, sessões de cinema ou de pipoca no sofá da sala também são boas opções. Confira a seguir dicas de estreias no cinema e produções que estão em catálogos de plataformas online, como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Go, que devem agradar os pequenos e os adultos.

Detona Ralph + WiFi Ralph: Quebrando a Internet

A animação de 2012 da Disney emprestou a lógica por trás de animações da Pixar – “e se (insira aqui qualquer coisa) tivesse sentimentos?” – para construir a história em que personagens antigos de videogame possuem (muitos) sentimentos. Ralph, do jogo Conserta Felix Jr., se cansa de ser sempre deixado de lado porque é o vilão do game. Ele causa uma grande confusão ao tentar conquistar reconhecimento e a amizade dos demais personagens do fliperama. A sequência do filme, WiFi Ralph: Quebrando a Internet, que estreia em 3 de janeiro, moderniza a trama e coloca os personagens de décadas passadas no vasto mundo da internet.

Onde ver: Netflix (Detona Ralph) e cinemas a partir de 3 de janeiro (WiFi Ralph: Quebrando a Internet)

Mary Poppins + O Retorno de Mary Poppins

O filme pelo qual Julie Andrews ganhou um Oscar em 1965 é um clássico que pode ser revisitado com prazer a qualquer momento. No longa, Mary Poppins aparece na casa da família Banks para cuidar dos filhos do rígido George Banks, Jane e Michael. Apesar de também ser dureza, a babá muda o ambiente de hostilidade, introduzindo música e magia, com disciplina, na vida das crianças. O filme que encantou gerações ganhou sequência com O Retorno de Mary Poppins, que estreia no dia 20 de dezembro nos cinemas, com Emily Blunt no papel principal. Agora, Mary volta à casa dos Banks para ajudar Jane e Michael que são adultos em um período difícil da família.

Onde ver: Netflix (Mary Poppins) e a partir de 20 de dezembro (O Retorno de Mary Poppins)

Kubo e as Cordas Mágicas

Cego de um olho, Kubo é um garoto que leva uma vida humilde junto com a mãe no Japão feudal. A tranquilidade é quebrada quando ele é encontrado pelo lado malvado da família, que quer roubar seu outro olho. O menino vai em busca, então, de sua única salvação, uma armadura mágica que pertenceu a seu pai. A animação de 2016, produzida pelo mesmo estúdio de Coraline e o Mundo Secreto (2009) e Os Boxtrolls (2014), é feita em stop motion, técnica quadro a quadro que emprega bonecos para representar os personagens – e surpreende justamente por seu apuro visual caprichado.

Onde ver: Netflix

E.T. – O Extraterrestre

O oscarizado filme de Steven Spielberg é um clássico tocante sobre amizade que agrada crianças e provoca uma onda nostálgica nos adultos. A produção mostra como um gentil alienígena que visitava a Terra se perde de seus conterrâneos e fica sozinho neste planeta. Logo, porém, ele conquista a amizade do garotinho Elliot (Henry Thomas). O E.T. tenta voltar para casa, ao mesmo tempo em que é perseguido por uma força-tarefa do governo americano.

Onde ver: Amazon Prime Video

Pedro Coelho

Baseado nos livros infantis de Beatrix Potter, o filme, que mistura live-action e animação, é protagonizado por um coelho bagunceiro que adora infernizar a vida do senhor McGregor e roubar vegetais de seu quintal. Quando o homem morre, Pedro precisa encarar a chegada de um sobrinho distante do homem à propriedade. Os personagens animados são fofos, ainda que arteiros, e o longa é movimentado o suficiente para manter os pequenos ligados todo o tempo.

Onde ver: HBO Go

As Aventuras de Paddington

O clássico personagem de livros infantis ganhou dois filmes, em 2014 e em 2017. O primeiro deles mostra como o simpático urso batizado de Paddington sai da floresta onde vive no Peru e vai parar na agitada Londres. Ele é acolhido pela família Brown, que mal imagina a confusão que o animal é capaz de causar. Para além do charmoso ursinho, a produção tem outros méritos: uma história de fundo emocionante, relacionada à família do animal, e piadas e momentos engraçados que com certeza divertirão as crianças.

Onde ver: HBO Go

Lilo & Stitch

Fruto de um experimento científico ilegal, um ser alienígena que deveria ter sido preso por ser malvado e praticamente indestrutível consegue escapar e vai parar no Havaí. Lá, ele é adotado por Lilo, uma garotinha inocente e carente, que o enxerga como um cachorro e o batiza de Stitch. O filme da Disney conquista por sua ambientação colorida e traz uma mensagem que pode ser apreciada pelas crianças – e também por adultos – sobre amizade e família. Em outubro, o estúdio anunciou que está trabalhando em uma versão live-action (com atores) da história.

Onde ver: Netflix

A Fuga das Galinhas

Ginger já cansou de contar quantas vezes tentou escapar da fazenda onde vive com outras galinhas. Todas as vezes, algo dá errado e elas acabam voltando para as garras do cruel casal dono da granja. Ginger, porém, volta a ter esperanças quando vê um galo, Rocky, cortar o céu e cair justamente na fazenda: a única chance delas é que ele as ensine a voar. Os personagens, feitos com massa de modelar, não são lá muito bonitos, mas com certeza são carismáticos. O filme de 2000 brilha especialmente por seu humor, e por suas cenas de ação, realmente impressionantes.

Onde ver: Netflix

A Nova Onda do Imperador

Kuzco é um mimado imperador inca que não hesita em passar por cima dos outros para atender seus próprios interesses. Ele vê seu poder ameaçado quando sua conselheira, Yzma, começa a resolver questões do império sem avisá-lo. Ele demite Yzma, e ela, desejando se vingar, tenta matá-lo com o uso de uma poção – que não funciona como o esperado e o transforma em lhama. A animação que a Disney lançou em 2000 é totalmente despretensiosa, mas muito divertida, com uma irreverência que não é tão vista em outros trabalhos do estúdio e bom ritmo, especialmente em suas cenas de ação.

Onde ver: Netflix

James e o Pêssego Gigante

Órfão, o pequeno James é enviado para morar com as duas tias malvadas que o maltratam e o obrigam a fazer infindáveis tarefas domésticas. Um dia, ele encontra um homem misterioso que entrega a ele um saco com o que ele chama de línguas de crocodilo. Sem querer, o menino deixa o pacote cair no chão e as línguas somem na terra, gerando um enorme pêssego. Atraído para dentro da fruta, James conhece insetos que moram ali e aceitam fugir com ele para Nova York, onde, segundo seu pai, todos os sonhos se realizam. A empreitada de 1996 do diretor Henry Selick (de O Estranho Mundo de Jack e Coraline e o Mundo Secreto) começa como um filme live-action, mas se torna especial mesmo quando se transforma em animação. É uma bela história de amizade ilustrada com gráficos que impressionaram em meados da década de 1990 e que hoje, apesar de superados, ainda têm sua graça.

Onde ver: Netflix

ABC do Amor

Gabe (Josh Hutcherson), de 10 anos, descobre seu primeiro amor com Rosemary (Charlotte Ray Rosenberg), uma ex-colega de classe que entra em sua turma de karatê. Confuso com os próprios sentimentos, ele também precisa aprender a lidar com a separação de seus pais, Leslie (Cynthia Nixon) e Adam (Bradley Whitford). Ao tratar com cuidado os sentimentos de um garoto que está entrando em sua pré-adolescência, a comédia romântica de 2005 se torna um singelo filme familiar.

Onde ver: Amazon Prime Video

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Gente ajudando Gente!

Gente ajudando Gente! Nesse momento o mais importante é a união. Muitos de nós estão passando por momentos difíceis (emocional, depressão e financeiro). Precisamos nos

Continuar Lendo »