Férias com as crianças: 13 filmes para ver em casa e nos cinemas

13 filmes infrantis para ver em casa e nos cinemas

Manter as crianças longe do tédio durante as férias escolares demanda certa criatividade dos pais. Entre passeios ao ar livre e brincadeiras com amigos, sessões de cinema ou de pipoca no sofá da sala também são boas opções. Confira a seguir dicas de estreias no cinema e produções que estão em catálogos de plataformas online, como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Go, que devem agradar os pequenos e os adultos.

Detona Ralph + WiFi Ralph: Quebrando a Internet

A animação de 2012 da Disney emprestou a lógica por trás de animações da Pixar – “e se (insira aqui qualquer coisa) tivesse sentimentos?” – para construir a história em que personagens antigos de videogame possuem (muitos) sentimentos. Ralph, do jogo Conserta Felix Jr., se cansa de ser sempre deixado de lado porque é o vilão do game. Ele causa uma grande confusão ao tentar conquistar reconhecimento e a amizade dos demais personagens do fliperama. A sequência do filme, WiFi Ralph: Quebrando a Internet, que estreia em 3 de janeiro, moderniza a trama e coloca os personagens de décadas passadas no vasto mundo da internet.

Onde ver: Netflix (Detona Ralph) e cinemas a partir de 3 de janeiro (WiFi Ralph: Quebrando a Internet)

Mary Poppins + O Retorno de Mary Poppins

O filme pelo qual Julie Andrews ganhou um Oscar em 1965 é um clássico que pode ser revisitado com prazer a qualquer momento. No longa, Mary Poppins aparece na casa da família Banks para cuidar dos filhos do rígido George Banks, Jane e Michael. Apesar de também ser dureza, a babá muda o ambiente de hostilidade, introduzindo música e magia, com disciplina, na vida das crianças. O filme que encantou gerações ganhou sequência com O Retorno de Mary Poppins, que estreia no dia 20 de dezembro nos cinemas, com Emily Blunt no papel principal. Agora, Mary volta à casa dos Banks para ajudar Jane e Michael que são adultos em um período difícil da família.

Onde ver: Netflix (Mary Poppins) e a partir de 20 de dezembro (O Retorno de Mary Poppins)

Kubo e as Cordas Mágicas

Cego de um olho, Kubo é um garoto que leva uma vida humilde junto com a mãe no Japão feudal. A tranquilidade é quebrada quando ele é encontrado pelo lado malvado da família, que quer roubar seu outro olho. O menino vai em busca, então, de sua única salvação, uma armadura mágica que pertenceu a seu pai. A animação de 2016, produzida pelo mesmo estúdio de Coraline e o Mundo Secreto (2009) e Os Boxtrolls (2014), é feita em stop motion, técnica quadro a quadro que emprega bonecos para representar os personagens – e surpreende justamente por seu apuro visual caprichado.

Onde ver: Netflix

E.T. – O Extraterrestre

O oscarizado filme de Steven Spielberg é um clássico tocante sobre amizade que agrada crianças e provoca uma onda nostálgica nos adultos. A produção mostra como um gentil alienígena que visitava a Terra se perde de seus conterrâneos e fica sozinho neste planeta. Logo, porém, ele conquista a amizade do garotinho Elliot (Henry Thomas). O E.T. tenta voltar para casa, ao mesmo tempo em que é perseguido por uma força-tarefa do governo americano.

Onde ver: Amazon Prime Video

Pedro Coelho

Baseado nos livros infantis de Beatrix Potter, o filme, que mistura live-action e animação, é protagonizado por um coelho bagunceiro que adora infernizar a vida do senhor McGregor e roubar vegetais de seu quintal. Quando o homem morre, Pedro precisa encarar a chegada de um sobrinho distante do homem à propriedade. Os personagens animados são fofos, ainda que arteiros, e o longa é movimentado o suficiente para manter os pequenos ligados todo o tempo.

Onde ver: HBO Go

As Aventuras de Paddington

O clássico personagem de livros infantis ganhou dois filmes, em 2014 e em 2017. O primeiro deles mostra como o simpático urso batizado de Paddington sai da floresta onde vive no Peru e vai parar na agitada Londres. Ele é acolhido pela família Brown, que mal imagina a confusão que o animal é capaz de causar. Para além do charmoso ursinho, a produção tem outros méritos: uma história de fundo emocionante, relacionada à família do animal, e piadas e momentos engraçados que com certeza divertirão as crianças.

Onde ver: HBO Go

Lilo & Stitch

Fruto de um experimento científico ilegal, um ser alienígena que deveria ter sido preso por ser malvado e praticamente indestrutível consegue escapar e vai parar no Havaí. Lá, ele é adotado por Lilo, uma garotinha inocente e carente, que o enxerga como um cachorro e o batiza de Stitch. O filme da Disney conquista por sua ambientação colorida e traz uma mensagem que pode ser apreciada pelas crianças – e também por adultos – sobre amizade e família. Em outubro, o estúdio anunciou que está trabalhando em uma versão live-action (com atores) da história.

Onde ver: Netflix

A Fuga das Galinhas

Ginger já cansou de contar quantas vezes tentou escapar da fazenda onde vive com outras galinhas. Todas as vezes, algo dá errado e elas acabam voltando para as garras do cruel casal dono da granja. Ginger, porém, volta a ter esperanças quando vê um galo, Rocky, cortar o céu e cair justamente na fazenda: a única chance delas é que ele as ensine a voar. Os personagens, feitos com massa de modelar, não são lá muito bonitos, mas com certeza são carismáticos. O filme de 2000 brilha especialmente por seu humor, e por suas cenas de ação, realmente impressionantes.

Onde ver: Netflix

A Nova Onda do Imperador

Kuzco é um mimado imperador inca que não hesita em passar por cima dos outros para atender seus próprios interesses. Ele vê seu poder ameaçado quando sua conselheira, Yzma, começa a resolver questões do império sem avisá-lo. Ele demite Yzma, e ela, desejando se vingar, tenta matá-lo com o uso de uma poção – que não funciona como o esperado e o transforma em lhama. A animação que a Disney lançou em 2000 é totalmente despretensiosa, mas muito divertida, com uma irreverência que não é tão vista em outros trabalhos do estúdio e bom ritmo, especialmente em suas cenas de ação.

Onde ver: Netflix

James e o Pêssego Gigante

Órfão, o pequeno James é enviado para morar com as duas tias malvadas que o maltratam e o obrigam a fazer infindáveis tarefas domésticas. Um dia, ele encontra um homem misterioso que entrega a ele um saco com o que ele chama de línguas de crocodilo. Sem querer, o menino deixa o pacote cair no chão e as línguas somem na terra, gerando um enorme pêssego. Atraído para dentro da fruta, James conhece insetos que moram ali e aceitam fugir com ele para Nova York, onde, segundo seu pai, todos os sonhos se realizam. A empreitada de 1996 do diretor Henry Selick (de O Estranho Mundo de Jack e Coraline e o Mundo Secreto) começa como um filme live-action, mas se torna especial mesmo quando se transforma em animação. É uma bela história de amizade ilustrada com gráficos que impressionaram em meados da década de 1990 e que hoje, apesar de superados, ainda têm sua graça.

Onde ver: Netflix

ABC do Amor

Gabe (Josh Hutcherson), de 10 anos, descobre seu primeiro amor com Rosemary (Charlotte Ray Rosenberg), uma ex-colega de classe que entra em sua turma de karatê. Confuso com os próprios sentimentos, ele também precisa aprender a lidar com a separação de seus pais, Leslie (Cynthia Nixon) e Adam (Bradley Whitford). Ao tratar com cuidado os sentimentos de um garoto que está entrando em sua pré-adolescência, a comédia romântica de 2005 se torna um singelo filme familiar.

Onde ver: Amazon Prime Video

Receba nossas novidades, assine nossa newsletter!

Especial Mulher

Slider