Como funciona um financiamento coletivo, um crowfounding?

102
Como funciona um financiamento coletivo, um crowfounding?

Tudo começou há 7 meses, quando comecei riscando uns papéis que eu tinha, eram apenas ideias. O Mulheres 40+ nasceu mesmo no dia em que me olhei no espelho, depois de ter levado um tombo na vida, que me fez perder coisas, pessoas e meus bichanos. Você já ouviu falar do ditado: ” Comer o pão que o diabo amassou?”,  eu sei bem o que é isso. É o fracasso de carne e osso com todas suas dores. Como o universo não dá ponto sem nó. Aprendi nas duras lutas, hoje chamo de fracasso temporário, para alguns o que vou falar agora pode ser estranho, então substitua a palavra universo por Deus, criador, o que você quiser, e para mim será o “universo”, deixo claro que não estou tratando de religião.

Eu venho pedindo nas minhas orações que pessoas de mente aberta e bom coração se unam pelo bem do próximo sem pensar nas vantagens. O universo me ouviu, trouxe uma desgraça atrás da outra, não tinha como continuar andando pelo mesmo caminho sem alterar a trajetória, e lá eu estava em nova direção para meu desespero.

Nascia Mulheres 40+ com Tatiana Krinski, entrou Denis Pereira, depois veio Neuzi Carreiro, Nido Meirelles, Ponto Pessoal, OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), Martina (que se afastou por motivo pessoal), e agora está entrando Distrito 1340 como ponto de vendas, e me associei ao grupo de empresárias de Curitiba BPW para apresentar a elas sobre o projeto e fazer essa união se tornar ainda mais forte, e além de outras empresas e pessoas que estamos fechando as negociações, assim MULHERES 40+ foi tomando corpo, alma e agora necessitamos de uma Sede própria para que possamos realizar nossas atividades, muitas mulheres já estão nos procurando e perguntando sobre a Sede e suas atividades.

Sem recursos financeiros para alugar e reformar o local, criamos meios de arredar fundos financeiro para a realização do mesmo, como vender roupas, sapatos e acessórios com nossa marca própria Mulheres 40+ que entrou para o mercado e hoje sua venda acontece no ponto mais badalado de Curitiba (Distrito 1340), atividades online que serão vendidas como treinamentos online, Chá das 5 e Happy Hour, tudo o que realizamos no projeto fica no projeto com intuito de levar realmente resultados as mulheres empresárias, empreendedoras que necessitam de motivação, elevação da autoestima e conhecimento.

Até um dia eu lendo meus e-mails antigos, lembrei de quando eu tinha inscrito meu primeiro projeto no Crowfunding, e pensei porque não tentar novamente, fazendo tudo diferente?

Aprendi com os erros.

Sentei com alguns da equipe e estratégias foram criadas de como iriamos proceder, então lá vamos nós. Catarse.me foi o escolhido.

E você deve estar se perguntando, o que é um Crowfunding?

Também conhecido como financiamento coletivo que consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e empresas emergentes, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

Utiliza a rede social digital para divulgar o projeto, e pedir doações em troca de prêmios ou recompensas para pessoas que gostariam que o objetivo fosse alcançado.

Um grande valor rateado por milhares de doadores torna-se muito pouco para quem contribui, mas muito para quem, somando todas as doações a recebe. Este é o princípio básico do financiamento coletivo.

Para facilitar o estudo, pode ser dividido em 4 ou 5 segmentos maiores, que representam os objetivos de cada tipo de projeto e de resultados a serem alcançados, sendo mais comuns: o financiamento filantrópico ou para projetos sociais; o financiamento de produtos ou serviços, existentes ou em desenvolvimento; o financiamento para a abertura de nova empresas; o financiamento de empréstimos para pessoas ou empresas; e o financiamento em investimento imobiliário.

Cada um desses formatos possui características próprias, de acordo com cada país, já que a existência de legislação especifica sobre o tema ainda é bastante restrito. Todos os segmentos, porém, já possuem referências mundiais e projetos bem-sucedidos, em todas as esferas.

No Brasil, os mais comuns e bem-sucedidos estão na seara social, filantrópica e produtos e serviços. Já o segmento de equity está dando seus primeiros passos e indica um crescimento estruturado nos próximos anos.

A ideia do financiamento coletivo não é focar na carência de um projeto, mas em sua potência. Além disso, sua força está em envolver recompensas criativas para os colaboradores. A estratégia de criação de recompensas destinadas aos colaboradores, apesar de não ser obrigatória em campanhas, mostra-se como uma contrapartida, reforçando o conceito da relação de ganha-ganha.

Agora que você já entende que a sua doação em troca de recompensa para nós é muito importante, que tal você acessar o site no endereço que está aqui e fazer parte desta realização, todo mundo vai saber que você é muito importante para nós.

Acesse: https://www.catarse.me/mulheres40mais
Abraços da equipe Mulheres 40+

P.S Quer saber mais sobre Financiamento Coletivo?
Entre em nosso site: www.mulheres40mais.yolasite.com

Como funciona um financiamento coletivo, um crowfounding?