Flexitarianismo: Saiba tudo sobre essa prática alimentar

Flexitarianismo: Saiba tudo sobre essa prática alimentar

Flexitarianismo: Saiba tudo sobre essa prática alimentar

Também chamada de semivegetarianismo, dieta prioriza a redução gradual do consumo de alimentos de origem animal

Originado da palavra “flexitarian” – junção em inglês de “flexível” e “vegetariano” – o flexitarianismo é um estilo alimentar que busca reduzir significativamente a ingestão de alimentos de origem animal nas refeições diárias.

Popularizado pela nutricionista norte-americana Dawn Jackson Blatner, a prática tem crescido cada vez mais e assegura diversos benefícios à saúde e ao meio ambiente.

“Carne em excesso, em especial as vermelhas, processadas e ricas em gorduras, podem aumentar a chance do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. Ou seja, adotar o flexitarianismo é priorizar uma alimentação mais saudável, além de ser plenamente possível, afinal, é uma mudança mais gradual”, pontua Jéssica Santos, nutricionista da Superbom , empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.

A especialista explica que não existe uma regra definida quanto a essa dieta. “No geral, alguns começam reduzindo as porções no cardápio e, aos poucos, vão consumindo cada vez menos proteína animal no dia a dia”, afirma.

Segundo um estudo divulgado pelo Nature Getty, para impedir que a temperatura global suba mais de 2ºC até 2050, é fundamental a diminuição do consumo de alimentos de origem animal. A pesquisa recomenda o aumento da ingestão de alguns alimentos como leguminosas, legumes, verduras e nozes, visando reduzir o impacto de sistemas de produção que geram maiores danos ambientais devido à alta emissão dos gases de efeito-estufa.

“Dentre as várias vantagens proporcionadas pelos alimentos de origem vegetal está o fato de que eles costumam ser mais pobres em gorduras nocivas. Além disso, são ricos em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e compostos bioativos”, comenta a nutricionista.

Opções indicada por Jéssica são as leguminosas, como lentilha e feijão. Por serem ricos em fibras solúveis, elas auxiliam no combate ao colesterol ruim, sendo também uma ótima fonte de proteína, zinco e ferro.

A nutricionista alerta que toda alteração na alimentação necessita da suplementação de proteínas e determinados nutrientes por meio de outros alimentos, evitando insuficiência de alguns componentes fundamentais para o corpo. “A dieta semivegetariana inclui uma variedade de alimentos integrais, legumes, frutas e oleaginosas.

Se for bem planejada, as deficiências nutricionais não serão uma preocupação.

Além disso, existe uma variedade de opções no mercado de produtos vegetais que se assemelham em gosto e textura a bifes, hambúrgueres, frangos, entre outros “, finaliza.

Abaixo, a nutricionista selecionou alguns produtos da Superbom ideais para quem busca aderir ao flexitarianismo com saúde e muito sabor:

Bife Vegetal

O bife vegetal food service é um prato preparado com ingredientes cuidadosamente escolhidos – garantia total de qualidade! Isenta de colesterol, a carne vegetal contribui na reposição de nutrientes básicos necessários ao organismo e possui alto valor proteico.

Substituindo a carne de origem animal, o bife vegano pode ser preparado de modo grelhado, refogado ou frito, tornando a alimentação nutritiva e de fácil preparo. Também disponível em 400g.

Burger Gourmet Vegan

O Burger Gourmet Vegan da Superbom é uma inovação no mercado vegetariano/vegano.

Um burguer vegano com cheiro, sabor e textura semelhante ao de origem animal, no entanto, totalmente plant based por ser um hambúrguer à base de ervilha. Com 15g de proteína, esse hambúrguer vegano complementa o cardápio com facilidade, sendo o elemento que faltava para criar os melhores lanches com mais sabor e nutrição.

Rico em proteínas vegetais, o hambúrguer de ervilha contém vitaminas A, B9 e B12 além dos minerais zinco e ferro, sendo uma ótima opção para substituir o hambúrguer de origem animal.

O hambúrguer pronto sem carne animal da Superbom está disponível em embalagem de 2 unidades com 227g.

Frango Vegano em Pedaços à Base de Ervilha

O Frango Vegano à base de ervilha Superbom é uma inovação para o mercado vegetariano. Depois da versão ovolactovegetariana, demos um upgrade e apresentamos a versão de frango vegano que substitui o frango de carne animal.

Enriquecido com vitaminas A, B9 e B12, bem como dos minerais ferro e zinco, o frango vegano pronto é prático e permite excelentes combinações na elaboração de diferentes receitas, como aperitivos, saladas ou pratos quentes. Com textura macia e sabor único, o frango sem carne animal vem em pedaços e está disponível em embalagem de 400g.

*Fonte: Superbom / http://www.superbom.com.br

https://m.polishop.vc/novafamilia/

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Antifrágil

Antifrágil. Vivemos no mundo VUCA com quatro características: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Você já deve ter observado que tudo mudou e a essa altura

Continuar Lendo »