Fujitsu apresenta o futuro da Inteligência Artificial com tendências e tecnologias para a supercomputação

supercomputação

Fujitsu apresenta o futuro da Inteligência Artificial com tendências e tecnologias para a supercomputação

Em conferência realizada na Alemanha no mês passado, empresa trouxe soluções inovadoras que visam otimizar processos com as vantagens da Inteligência Artificial

A Fujitsu, líder em tecnologia da informação e da comunicação, apresentou o futuro da Inteligência Artificial (IA) durante a conferência anual ISC High Performance, realizada na Alemanha, no último mês. No evento, a companhia trouxe inovações tecnológicas que visam otimizar processos de negócios, incluindo as vantagens da Inteligência Artificial. Outra novidade foi o anúncio do status de desenvolvimento e os detalhes técnicos do Fugaku, o sucessor do K computador.

Entre as novidades apresentadas no ISC 2019, destaca-se o Deep Learning, uma tecnologia baseada em inteligência artificial que, cada vez mais, tem desempenhado um papel importante no fornecimento de automação inteligente em diversos setores da indústria. A solução utiliza redes neurais complexas para trabalhar dados em grande escala, e minimiza o tempo de aprendizagem para a inteligência artificial. São vários benefícios entre eles: maior eficiência e custos reduzidos no treinamento de IA. Esses fatores ajudam a gerar oportunidades de receitas adicionais, além de indicar novas oportunidades de negócio.

A empresa também falou sobre o Fujitsu AI Zinrai Deep Learning System, o inovador sistema de aprendizagem impulsionado pelo chip DLU. A solução expande os limites do Deep Learning e fornece um desempenho dez vezes maior do que existe atualmente. Isso acontece por causa da significativa redução do tempo necessário para treinar e testar modelos de IA.

Tecnologias importantes para o Deep Learning

O chip DLU, possui um acelerador rápido e eficiente, o Deep Learning Integer (DL-INT), uma solução em formato numérico adaptável, que permite alto desempenho e precisão. E uma nova tecnologia de interconexão específica de domínio e taxa de transferência paralela para redes neurais de grande escala.

Supercomputador Fugaku

Durante o evento, a Fujitsu apresentou os detalhes técnicos e de desenvolvimento do Fugaku, sucessor do supercomputador K, desenvolvido em uma parceria da RIKEN e Fujitsu. Batizado de Monte Fuji, o Fugaku foi projetado para atingir um desempenho de alto nível a fim de resolver uma grande variedade de desafios sociais e científicos. Após a conclusão do projeto, a Fujitsu e a RIKEN iniciarão a fase de fabricação e planejam comercializar o novo supercomputador. As vendas a nível global estão previstas para o final de 2019.

Fujitsu FAIR

A funcionalidade FAIR (Fujitsu Advanced Image Recognition), também foi citada no evento. A tecnologia usa recursos avançados de reconhecimento de imagem para melhorar os processos de controle de qualidade de seus fabricantes. Já o AI Solver oferece respostas rápidas para grandes desafios e possui servidores Fujitsu PRIMERGY M5, além disso, são equipados com os mais recentes processadores Intel HPC. A Fujitsu apresentou também a gestão de fluxos de trabalho de IA em ambientes híbridos, utilizando o Fujitsu Software Gateway, composto de um mecanismo que pode ser executado tanto on-premises, como em redes neurais baseadas em cloud.
“Neste ano, apresentamos tecnologias inovadoras e disruptivas. Nosso objetivo é mostrar como as empresas podem ter negócios rentáveis, mas que ao mesmo tempo, tragam benefícios para a sociedade. Como mostramos no Fujitsu Technology and Service Vision, as organizações precisam focar na confiança para conquistar os clientes e nós ajudamos colocando em prática a nossa abordagem centrada no ser humano, que é suportada por um grande portfólio tecnológico”, destacou Glenn Fitzgerald, chefe do departamento de tecnologia, produtos e negócios da Fujitsu EMEIA

Por RPMA Comunicação

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts