GILMORE GILRS: Uma história sobre a relação entre mãe e filha

inverno

Por Pâmela Gonçalves

Uma história sobre três gerações de mulheres fortes. O relacionamento entre mães e filhas é o foco central da série Gilmore Girls, lançada em 2000. O enredo acompanha a relação familiar desde a infância até a vida adulta.

Lorelai Victoria Gilmore engravida aos 16 anos de Rory, e seus pais conservadores a obrigam se casar com o pai da criança. Após muitos desentendimentos a jovem decide se emancipar, e criar sua filha sozinha. Lorelai se muda então para Stars Hollow, uma cidade simples e aconchegante. E é ali longe de todos que ela cria um lar com sua filha.

O apelo maternal da série é mostrado desde os primeiros minutos quando a personagem Rory, conta que seu nome completo é Lorelai Leigh Gilmore. Sua mãe decidiu dar o nome dela a filha, pois dizia que os pais sempre passam seus nomes aos filhos e que ela como mãe iria fazer o mesmo.

Durante anos ela não busca ajuda de ninguém, trabalha duro e consegue dar o melhor para Rory. Porém no período do colegial ela decide colocar Rory em um colégio de elite, a fim de que ela tenha a melhor educação possível e consiga entrar na tão sonhada faculdade.

Para que a filha possa estudar na nova escola, Lorelai precisa pedir um empréstimo a seus pais, o que eles aceitam com a condição de que todas as sextas-feiras eles se juntariam para um jantar em família. E assim no primeiro jantar a série se inicia.

Durante sete temporadas acompanhamos a vida delas. Com episódios repletos de lições, a série aborda o amor, as amizades, amadurecimento pessoal e acadêmicos e principalmente as relações familiares.

O desenrolar dos episódios mostra os altos e baixos do relacionamento entre as personagens principais. Quando mais nova filha e mãe só contavam uma com a outra, sendo melhores amigas. Com o passar dos anos no período da adolescência, fica evidente a dificuldade que a filha encontra de contar tudo para a mãe e de como abordar alguns temas, por mais que sejam próximas. As histórias ainda de entrelaçam com a avó de Rory que durante anos não teve relação de afeto com a filha Lorelai.

As três personagens (avó, mãe e filha) provam que com o apoio que quem amamos é possível passar por todas as fases da vida. E que por mais que existam diferenças, mães e filhas sempre estarão juntas.

Em 2016, nove anos após o episódio final, a Netflix lançou uma temporada especial. O revival acompanhou os personagens durante um ano e como cada um deles lidou com a perda de um ente querido. Com um toque de nostalgia nos despedimos pela segunda vez dos moradores de Stars Hollow.

Cheia de personagens muito bem construídos uma das principais marcas da série era seu forte incentivo a leitura. A personagem principal Rory, é uma ávida leitora. São raras as aparições da garota onde ela não está com um livro nas mãos. No decorrer dos sete anos da série foram feitas uma série de referências e citações de grandes nomes da literatura mundial.

Há alguns anos um escritor australiano chamado Patrick Lenton, montou uma lista com todos os livros que foram citados durante a série, chegando ao total de 340 livros. Quando a lista foi divulgada alguns fãs de Gilmore Girls se propuseram a ler a lista completa, dando início a um desafio conhecido por Rory Gilmore Book Chalenge.