A Importância do Esporte como Ferramenta de Educação

A prática do esporte como auxilíio educacional é fundamental para melhorar capacidade dos alunos em lidar com sua necessidades, desejos e expectativas

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A importância do esporte como ferramenta de educação

Nos último anos, um assunto que vem crescendo muito é o uso de modalidades do esporte como ferramenta de de sociabilização entre crianças e adolescentes, bem como instrumento pedagogico.

A importância do esporte como ferramenta de educaçãoA prática esportiva dentro da educação tem como principais objetivos desenvolver e capacitar que crianças e adolescentes consigam lidar consigo mesmas quando falamos em necessidades, desejos e expectativas. No entanto, para isso é preciso que estas práticas estejam interligadas à três pontos importantes: desenvolvimento de individualidades, formação para a cidadania e orientação para a prática social. E, no final, tudo isso possibilitará, também, desenvolvimento das competências técnicas, sociais e comunicativas.
O campo pedagógico do esporte é amplo para a exploração de novos sentidos e significados, que permitem a busca por ações pelos educandos envolvidos nas diferentes situações cotidianas.

Trata-se de uma prática que exige a união de outros alunos em busca da vitória, orientando para uma melhor convivência com as demais pessoas, dentro e fora do esporte, conscientizando sobre a importância do trabalho grupal e do respeito pelao outro. Com isso há o aumento do ciclo de amizade, no qual a criança e o adolescente, desde cedo, aprendem a lidar com a derrota.

Neste contexto, a Educação Física possui um significado muito mais amplo, do que a simples atividade corporal, visto que o esporte atua em várias frentes, como comunicação, expressão e emoção.

Não há como falar de qualidade de vida, sem falar de esporte. Segundo, a mestre em Ciência do Movimento Humano, Marta de Salles Canfield, a prática do esporte dentro da pedagogia, encontra-se dentro de quatro princípios:

1. Princípio Cinestésico: Importância do movimento, se libertando do sedentarismo.

2. Princípio Lúdico: Trabalha com o corpo e também com questões, relacionamento social, desenvolvimento da personalidade, e melhora no sistema fisiológico. O principal objetivo do lúdico é oferecer prazer e diversão aos participantes.

3. Princípio Agonístico: Esse é princípio em que a criança saberá lidar melhor com sua realidade através da prática do esporte.

4. Princípio Ético: Esse é um princípio na qual os professores de educação física possui o desafio diário na formação ética, mora, onde se idealiza a construção da personalidade.