Investidores brasileiros criam “Waze” das finanças

Investidores brasileiros criam

Assim como aplicativos de mobilidade urbana, Fliper utiliza as informações fornecidas pelos próprios usuários, de forma automática, para traçar as melhores rotas e ajudar cada um a conquistar mais rapidamente e de forma segura seus objetivos pessoais. Investimento inicial para lançamento foi de R$ 4 milhões

Há quem pense em dinheiro todo dia, toda hora. Porém, acompanhar e planejar a vida financeira não é uma tarefa fácil e requer tempo. Fato é que, pensando ou não em cifras, todos deveriam ter um restrito controle financeiro e gerencial de seus investimentos e, claro, das contas bancárias. Afinal, essa é a forma mais segura de realizar seus sonhos, metas e conquistas pessoais ou até mesmo de se preparar para um imprevisto ou uma crise econômica.

Foi pensando nisso, que o Grupo CO+, formado por empreendedores, investidores, inovadores e especialistas do mercado financeiro, lançou seu primeiro serviço de alto valor agregado, o Fliper, uma plataforma mobile de consolidação, racionalização e maximização de finanças pessoais. O Grupo investiu cerca de 4 milhões de reais nos últimos 14 meses para o lançamento deste primeiro produto.

Baseado no Open Banking, que parte da criação de novos modelos de negócios digitais através de APIs (Application Programming Interface),o aplicativo foi desenvolvido para facilitar a autogestão financeira, permitindo ao usuário centralizar em uma única plataforma todos os seus investimentos, aplicações e contas bancárias, que materializam sua jornada financeira.

Diferente da maioria dos Apps financeiros, em que os usuários precisam classificar os gastos e investimentos manualmente, o Fliper faz a consolidação de forma automatizada e transparente ao cliente. Os usuários podem dar adeus às planilhas de Excel, às diversas senhas e aos diferentes modelos de usabilidade que tradicionalmente usam.

Segundo Renan Georges, um dos idealizadores e fundador do projeto, a ideia é que o usuário tenha no Fliper seu “one stop banking” e passe a utilizar uma única interface descomplicada para monitorar seus investimentos e rentabilidade. “Queremos ser um parceiro que combina todas as necessidades dos usuários em um único lugar, reduzindo complexidade, otimizando tempo e maximizando as possibilidades de rentabilização de seus investimentos”, reforça Georges.

Outro paradigma que o Fliper quer quebrar é de que investimentos e gestão financeira são temas complicados e voltados somente para ricos ou especialistas. “Não é necessário ter muito dinheiro na conta ou entender a fundo sobre o universo financeiro e suas infinitas possibilidades. Basta definir o seu objetivo pessoal, sua jornada financeira, que o aplicativo auxiliará na definição automática da rota mais rápida, adequada e segura para chegar ao seu destino”, finaliza.

Assim como nos Apps de mobilidade urbana, para usar o aplicativo é preciso fornecer informações. Neste caso, atalhos e logradouros dão lugar a dados bancários, de fintechs e de corretoras de investimentos (número da conta, agência e internet banking). O aplicativo identifica todas as informações e em alguns minutos faz uma análise inteligente de dados e passa a orientar os usuários a alcançarem os seus objetivos.

Vale ressaltar que o App não representa riscos, uma vez que os dados obtidos ainda não permitem qualquer tipo de transação, apenas visualização. Ademais, todas as normas técnicas e do sistema financeiro estão incorporadas, assim como o altíssimo padrão de segurança, que apresenta o mesmo nível da tecnologia de criptografia dos grandes bancos.

Em tempo: O Fliper foi lançado em outubro de 2018 e hoje ja conta com mais de 5.000 usuários, 4.000 contas mapeadas e mais de meio bilhão de reais em ativos financeiros em acompanhamento. Está disponível para download para sistemas IOS e Android, somente mediante convite.