Lista de dicas para iniciar seu filho no mundo da leitura

505

Estamos em um tempo de mudanças radicais na forma como interagimos com o mundo, a tecnologia nos leva para qualquer lugar do mundo e nos ensina sobre algo em alguns dias o que precisaríamos de meses de pesquisa para aprender, e estamos falando de aproximadamente dez anos atrás.

O mundo está aberto para nossa fome de conhecimento e curiosidade. Para a nossa e a de nossos filhos. Sim, são eles que estão nascendo em um meio quase completamente digital. Você já deve ter ouvido dizer ou até mesmo dito algo como “essas crianças já nascem sabendo como mexer em um computador”. Bom, isso não é bem verdade, por mais que pareça. É a exposição a tecnologia que os torna hábeis tão rapidamente.

Mas estamos falando de ferramentas que precisam de suportes anteriores a elas. E é aí que o papel dos pais entra em definitivo quando falamos em tecnologia. Seja pelos jogos, através de sites, redes sociais e chats. As novas gerações ainda precisam ter conhecimento de algo mais básico, mas de nenhuma forma menos importante. Para interagir com o mundo virtual e com o real é preciso da linguagem.

Não basta ter acesso a informação, o mundo está saturado dela, concorda? Temos acesso a quase tudo o que precisamos para o dia-a-dia, basta acessar qualquer site de pesquisa na internet. O que queremos para os nossos filhos é que eles possam assimilar, filtrar e utilizar estas informações de forma sadia, que traga benefícios ao seu desenvolvimento.

Felizmente o treino que a leitura exige pode ser divertido e apaixonante, mas precisa começar o quanto antes. Um adolescente pode criar o hábito de ler quase por conta própria mas se o ambiente familiar em que se encontra já possui esta qualidade a leitura, o conhecimento e a busca por mais saber vão agir de forma mais natural, fazendo parte daquilo que a criança entende como ela própria.

Mas como podemos te ajudar nesta empreitada? As dicas abaixo vão esclarecer e oferecer ideias para estimular seu filho neste mundo fantástico, que vai facilitar a compreensão não só dos conteúdos formais de sala de aula, mas também das formas de compreender o mundo.

1. Exponha seu filho ao mundo das palavras. Você pode começar desde cedo. O quarto do bebê pode ter as letras de seu nome coladas na parede. É claro ele não vai aprender sozinho, mas este contato pode ajudá-lo a se familiarizar com a forma das letras a metida que cresce. Cante a musiquinha do alfabeto para ele. É uma forma de se divertir com seu filho enquanto o educa.

2. Leia para seu filho. Isso vai estimular os sentidos da criança. Utilize livros com imagens e palavras grandes. Incentive ele a conectar palavras e sons com as imagens do livro. Aponte para as palavras enquanto lê e exemplifique com coisas do cotidiano. Para ele a palavra “maçã” não fará nenhum sentido se você não mostrar uma maçã de verdade.

3. Torne os livros acessíveis. Tenha livros espalhados pela casa. Faça com que eles sejam familiares ao dia-a-dia e a rotina de seus filhos. E principalmente seja um bom exemplo, esteja continuamente manuseando um livro. Isso vai atiçar a curiosidade da criança. Transforme passeios rotineiros em explorações pela biblioteca.

4. Use de rimas. As rimas estimular as habilidades orais, mas também auxiliam na compreensão de como um grupo de letras pode formar palavras diferentes.

5. Pergunte. Quando o hábito da leitura começar a ser mais autônomo por parte da criança continue a estimulando fazendo perguntas, isso vai aumentar sua capacidade de compreensão.

6. Esteja presente. Continue acompanhando o desenvolvimento de seu filho. O desafie e desafie a si mesmo com leituras diferentes. Escolha livros que possam ler em conjunto e discutir como dois amigos apaixonados por literatura.