Livro de fotografias mostra a beleza natural e cultural da Mantiqueira

733

Pelas lentes da Müller Cultural, a obra que viaja pela Serra da Mantiqueira será lançada em Campos do Jordão no próximo dia 24

O 8° ecossistema mais rico em diversidade de espécies do mundo, a Serra da Mantiqueira é reconhecida internacionalmente pelas belezas naturais da cadeia montanhosa que – em tupi-guarani – significa “serra que chora”. No novo livro da Müller Cultural, “Arte, histórias e natureza: um olhar sobre a cultura da Mantiqueira”, as fotografias revelam as paisagens e os personagens da região que se estende por 500 km de extensão e quase três mil metros de altitude nos pontos mais altos.

Localizada entre as divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Mantiqueira foi devastada a favor da agropecuária e recentemente redescoberta pelo turismo, que teve papel importante para a preservação local. Além das paisagens, a Serra entrou no roteiro gastronômico e de lazer dos brasileiros, com pousadas charmosas, bons restaurantes e um artesanato refinado – retratados no livro de fotografias.

Há 15 anos viajando o Brasil, essa é a primeira vez que a Família Müller se dedica à Mantiqueira e as descobertas foram detalhadas na obra. “Em tempo conseguimos preservar ainda uma parte deste precioso patrimônio natural. Ao visitarmos as várias cidades encravadas entre as montanhas da Mantiqueira para compor esse livro, descobrimos além das belezas naturais, um povo comprometido com a preservação ambiental, cultural e artística da região”, revelam os autores.

Para o lançamento de “Arte, histórias e natureza: um olhar sob a cultura da Mantiqueira”, a Müller Cultural realizará o lançamento do livro em Campos do Jordão. O evento acontecerá no dia 24 de novembro a partir das 10h, no Centro de Lazer Tarundu.

O projeto foi possível graças ao patrocínio da Spartan do Brasil e amparado pela lei federal de incentivo à cultura.

“Procuramos retratar a formosa Mantiqueira de maneira simples e singela. Convidamos nossos leitores a conhecerem um pouco deste tesouro ambiental e cultural, um dos mais valiosos que temos no país”, finaliza Ronaldo Andre Muller, CEO da Müller Cultural.

Arte, histórias e natureza: um olhar sobre a cultura da Mantiqueira
Lançamento – 24/11 às 10h
Local: Centro de Lazer Tarundu – Av. José A. Manso, 1515
Livro: 64 páginas
Tiragem: 2 mil exemplares

Sobre a Müller Cultural
Há mais de 15 anos a paixão por viagens e pela natureza moveu a Família Müller a viajar pelo Brasil e o mundo iniciando um trabalho que tem como principais objetivos fomentar o turismo, a cultura, fortalecer laços familiares, comprometer as pessoas com a sustentabilidade e com o respeito pela diversidade. O hobby tornou-se o negócio da família e desta experiência nasceu o Grupo Família Muller. A Müller Cultural, uma das principais empresas do grupo, atua na criação, desenvolvimento e produção de projetos amparados pelas leis de incentivo à cultura ProAc ICMS, Lei Rouanet e ProMAC municipal SP, como proponente cultural.