Marinha do Brasil confirma apoio à Semana Internacional de Vela de Ilhabela

sailboats-1375064_1280

Por On Boards Sports

A Marinha do Brasil novamente apoia a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, principal evento de vela oceânica da América do Sul.

As regatas serão disputadas de 13 a 20 de julho no litoral norte paulista e devem reunir barcos de oito classes diferentes.

A prova de abertura da competição também está ligada às Forças Armadas. A tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil leva os barcos à uma disputa longa, superior a 55 milhas, contornando a ilha de Alcatrazes. A regata ocorre desde 1996.

”Devido ao apoio institucional da Marinha do Brasil ao Yacht Club de Ilhabela, principalmente durante a Semana de Vela, o Yacht Club de Ilhabela sempre homenageia a Marinha do Brasil com o nome da regata”, contou o Capitão de Fragata Wagner Goulart de Souza.

Além de oferecer segurança aos competidores, que passam de 1.000 todos os anos, a Marinha do Brasil participa com equipes formadas por aspirantes da Escola Naval.

Em 2018, a Escola Naval participou da competição com quatro barcos: Cherne, Dourado, Marlim e Sargaço. O terceiro lugar da Classe RGS-A foi conquistado pela tripulação do Sargaço, sob o comando do aspirante Matheus Crispim.

”Para a Marinha do Brasil, a Semana de Vela é uma oportunidade de divulgação da mentalidade marítima na sociedade, identificando no mar sua importância e potencialidades, bem como a segurança da navegação, prevenção da poluição hídrica nos mares e a salvaguarda da vida humana”, disse o Capitão de Fragata Wagner Goulart de Souza.

Nos últimos três anos, a Marinha do Brasil enviou o barco Cisne Branco, NDCC Garcia D’Avila e o NSS Felinto Perry.

”A Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, possui uma relação muito amistosa não só com o Yacht Club de Ilhabela, mas também com os demais clubes, marinas e garagens náuticas do litoral norte de São Paulo”, completou Wagner Goulart de Souza.

A Marinha do Brasil participa também da Semana Internacional de Vela de Ilhabela com um estande guarnecido por militares da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião para exposição de diversos assuntos relacionados à Marinha e também com materiais de marinharia, mergulho, maquetes de navios e submarinos.

”Esta Delegacia vê como salutar o relacionamento com as entidades náuticas da região, bem como uma forma de aproximação da sociedade civil e de poder apresentar as mais variadas atividades desenvolvidas pela Marinha, sendo essa, inclusive uma orientação do Centro de Comunicação Social da Marinha”, finalizou o Capitão de Fragata Wagner Goulart de Souza.