Ouvir Pausar

MÊS DA MULHER! cuidados trazem benefícios para a saúde mental

A esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira ensina como estimular e aliviar os pontos de tensão; entenda

MÊS DA MULHER!  cuidados trazem benefícios para a saúde mental
Sensorial da pele: cuidados trazem benefícios para a saúde mental - Instagram/ @Roselissiqueira

A pele é o maior órgão do corpo humano e precisa ser cuidada de várias formas: com alimentação equilibrada e hidratação -- quando você ingere, pelo menos, dois litros de água por dia; com umectação e cuidados por meio da rotina diária de skin care e aí entram os produtos biotecnológicos e máscaras; e o sensorial, que vem das terminações nervosas que captam estímulos, como frio e calor, até mesmo a dor.

Quando você está ansiosa, estressada, triste, brava, tudo isso se reflete na pele. E quando você trabalha o sensorial e os pontos de tensão, consegue relaxar, despertar prazer e bem-estar. 

Equilíbrio pelo toque

As massagens ajudam a aliviar os pontos de tensão. Por isso, invista em massagens relaxantes.

Evite aquelas massagens que forçam a musculatura da pele e só levam à flacidez. Vale ainda fazer alguns exercícios em casa usando uma toalha para relaxar o músculo esternocleidomastoideo (o famoso músculo da face lateral do pescoço). 

Pegue uma toalha de rosto, dobre e coloque na nuca. Segure cada ponta com uma mão. Deite a cabeça para trás, na toalha e rotacionando para a esquerda e direita. Quando você alivia esse músculo, leva ao relaxamento. E mais: a expressão facial melhora.

Neurocosmética

É conhecida como a nova era da beleza, que são cosméticos que levam a uma sensação boa e o cérebro entende aquilo como positivo, alivia e relaxa. Por exemplo, o cacau. Toda vez que você aplica um neurocosmético com cacau, que tem mais de 800 mil princípios ativos, é antioxidante e ajuda a fortalecer a pele, seu aroma vai ativar suas memórias afetivas, levando ao relaxamento corporal. Sem contar que o cacau tem uma energia poderosa, conhecida como YAN, que fortalece a vitalidade celular e libera a endorfina, que acalma, restabelece e reforça a saúde do organismo.

Invista no Feng Shui

A técnica, muito conhecida por ser aplicada na organização de casas e cômodos, é válida também para o corpo! O Feng Shui é um mix de toque, para estimular os pontos energéticos, como a chave mestra do corpo que é o terceiro olho.

A massagem com óleos essenciais vai aliviar os pontos de tensão. A hipófise é um desses pontos, ela acalma e leva ao equilíbrio mental. Coloque dois dedos a partir das sobrancelhas e deslize até a raiz dos cabelos. Respire profundamente para aliviar toda essa área. Depois, coloque o dedo indicador entre as sobrancelhas em um movimento circular, seguindo novamente para o couro cabeludo. Tudo isso ajuda a eliminar os maus pensamentos e melhorar a energia do corpo. Aliviando o sistema nervoso central, renovamos as energias e melhoramos o bem-estar da mente. É como se estivéssemos trocando as energias e assim trazemos muita saúde para a mente e para o corpo.

Aperte o play

A música é muito importante para a nossa vida, enquanto pratica exercícios, arrumando a casa ou só para relaxar e curtir um momento a só. Muitos artigos falam que a música é importante para o nosso cérebro, liberando dopamina, um neurotransmissor conhecido como "hormônio do prazer”. Prepare uma playlist com músicas que você gosta, misture com o estilo instrumental ou algo mais calmo, como o lounge e até mesmo um ritmo animado.

Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.    

Acompanhe-nos no Instagram:

https://www.instagram.com/revistanovafamilia