Missão Garatéa abre inscrições para estudantes de todo o Brasil

760

Missão Garatéa abre inscrições para estudantes de todo o Brasil participarem de projeto na Estação Espacial Internacional

Batizado de Garatéa-ISS 2018, o concurso vai escolher um experimento para voar com foguete da SpaceX até a Estação Espacial ISS em 2019; prazo de inscrições se encerra no fim do mês

O maior consórcio espacial brasileiro da atualidade, a Missão Garatéa, abriu, dia 2 de agosto, as inscrições para que escolas e alunos brasileiros de 12 a 16 anos participem do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), programa do governo norte-americano para incentivar jovens a estudar ciências espaciais. Trata-se de um concurso que vai escolher um experimento para voar com os astronautas da Agência Espacial Americana (Nasa) para a Estação Espacial ISS em 2019.

As inscrições podem ser feitas até dia 28 de agosto no link  http://iss.garatea.space/. O projeto tem patrocínio das empresas Airvantis, TIM e Brakem.

Resultado de uma parceria da Missão Garatéa com o Centro Nacional para Educação Científica para Terra e Espaço (NCESSE), o programa Garatéa ISS está em sua segunda edição. A primeira vez que o Brasil participou foi na edição de 2017, que culminou com o envio para o espaço de um experimento de alunos do Colégio Dante Aliguieri, EMEF Perimetral e Projeto Âncora. O estudo do grupo de cinco alunos queria verificar as condições do endurecimento do cimento misturado ao plástico verde em ambiente de microgravidade. No dia 29 de junho, o experimento foi para a Estação Espacial ISS a bordo de um foguete da empresa SpaceX, onde ficou por um mês e retornou no dia 3 de agosto à Terra, para avaliação dos resultados. A ideia do engenheiro espacial Lucas Fonseca, diretor da Missão Garatéa, é expandir a participação para que estudantes do Brasil todo possam ter esta experiência.

“Quando era pequeno desejava trabalhar no espaço e algumas experiências que vivi foram fundamentais para que eu pudesse seguir este caminho. Por isso, poder proporcionar a jovens estas experiências é uma espécie de missão para mim. Estamos em um momento crucial da ciência no Brasil, e despertar o interesse das crianças pela ciência é um vetor importante para garantirmos a continuidade de todo um trabalho exercido no país”, diz Fonseca, que acaba de ser reconhecido pelo International Institute of Space Commerce (IISC) como uma das 35 pessoas no mundo abaixo de 35 anos que estão transformando a relação do homem com o espaço.

A participação é ilimitada, mas o prazo para inscrições é curto: termina dia 30 de agosto. Com as escolas inscritas, o programa será lançado oficialmente dia 30 de agosto, em evento no Google Campus (serviço abaixo). De setembro à dezembro, grupos irão desenvolver experimentos que poderão ir à ISS. Em dezembro, os parceiros americanos escolherão o melhor dos três finalistas.

Como serão as seletivas – Cada escola irá definir o grupo de alunos participantes. Cada projeto será desenvolvido por um grupo de até quatro estudantes. Dentro da organização haverá uma competição para escolha dos três projetos melhor desenvolvidos. No dia 10 de dezembro, estes projetos serão colocados para avaliação de uma banca de especialistas formada por cientistas renomados de universidades e institutos brasileiros, que irão selecionar os três melhores. A partir deste resultado, os grupos escolhidos passarão por um programa de qualificação de seus projetos sob a coordenação da Missão Garatéa, detalhando-os e tornando-os adequados para apresentação aos técnicos da Nasa. Estes irão, em dezembro de 2019, escolher o vencedor.

Sobre o Student Spaceflight Experiments

Program (SSEP) – É realizado há treze anos pela Nasa para estimular a pesquisa espacial entre jovens. Tradicionalmente, os milhares de participantes são americanos ou canadenses.

Sobre a Missão Garatéa – Esforço nacional formado por um consórcio de institutos, universidades e empresas que busca difundir a ciência na sociedade brasileira utilizando o espaço como elemento motivador. Sua principal atividade, um voo de uma sonda lunar agendada para 2021, acabou servindo como inspiração e desdobramento para outras frentes, como projetos educacionais similares à Garatéa-ISS

Serviço

Evento: Lançamento do programa Garatéa-ISS 2018
Data: 30 de agosto de 2018
Horário: 14 horas
Local: Google Campus- Rua Coronel Oscar Porto, 70. Paraíso
Site: http://www.garatea.space/projetos/garatea-iss/