Moda sustentável movimenta comportamento das marcas

1024
Moda sustentável movimenta comportamento das marcas

A constante mudança de comportamento do consumidor faz com que marcas busquem cada vez mais se adequar a modelos sustentáveis. Mas afinal, o que significa fazer e consumir moda conscientemente e de forma sustentável? Esse é o objetivo do curso online da Manoela Daffre, especialista em branding, produzido pela Savoá. As vídeo aulas trazem uma visão mais completa da constante transformação do movimento da moda e avanços significativos da sociedade a respeito.

Fast Fashion termo utilizado por grandes magazines para produção rápida e contínua – causou enormes impactos negativos ao longo dos anos, e está sendo muito questionado. Sendo assim, as questões sobre sustentabilidade se tornaram uma preocupação global, não só para a indústria da moda, mas para todos os setores. O grande desafio é encontrar o equilíbrio, investir em inovação e desenvolver maneiras de evitar o desperdício, e assim diminuir os danos causados ao meio ambiente e à sociedade.

Existem muitas definições para a moda sustentável. A temática vai além da abordagem ambiental, pois é necessário levar em conta aspectos sociais, econômicos e culturais. 

“É preciso fazer moda de uma nova maneira. O novo olhar para esse mercado inclui sustentabilidade, consumo consciente e propósito. A moda sustentável tem que ter ética, fomentar a economia local e considerar características culturais”, afirma Manoela Daffre.

Manoela afirma que atualmente o consumidor está mais atento e busca saber mais sobre as marcas, a origem do material de suas roupas além de questionar a real necessidade de comprar novos itens. Assim, novas práticas de consumo começam a ganhar força com brechós, aplicativos de troca de roupas, armários compartilhados, pequenos movimentos que tendem a ganhar força.

Para atender essa demanda o curso desenvolvido pela Savoá mostra que é possível aplicar a sustentabilidade para marcas, empresas e produtos, além de identificar quem é esse consumidor mais consciente e o que ele busca. As aulas trazem métodos de comunicação eficazes para o posicionamento relevante no mercado, e novas maneiras de consumo consciente.