Semana do Autismo tem atividade sensorial para crianças em Ribeirão Preto

Semana do Autismo tem atividade sensorial para crianças em Ribeirão Preto

Espaço gratuito promove uma viagem ao universo dos sentidos e experiências que estimulam a criatividade das crianças portadoras do transtorno

As pessoas são diferentes, assim como os planetas, e todos compõem um grande universo. É com esse conceito que o TEAbraço – Semana Internacional do Autismo apresenta o Espaço Jujuba, entre os dias 1 e 7 de abril, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Aberto a crianças de todas as idades e familiares, ele traz áreas sensoriais com atividades lúdicas e gratuitas, para crianças portadoras de autismo e familiares.

O tema surgiu de uma ilustração da artista plástica Heloisa Junqueira feita exclusivamente para o evento. “Cada ser humano é um mundo todo a ser explorado, cada qual com suas particularidades que fazem dele único. Ilustrei uma imagem que representa o universo lúdico, de mundos distintos, mas que cooperam entre si para interagirem e nos ensinarem a arte do ‘com-viver’. Vejo o TEAbraço como a busca para desvendarmos estes mundos, unirmos formas e agregarmos conhecimentos”, comenta Heloisa.

O desenho retrata planetas independentes, de diferentes formas e cores, mas, conectados entre si formando assim um grande universo. O espaço fica na Praça de Eventos, no piso térreo do shopping, e tem ainda assinatura da design de interiores Cacau Ribeiro.

Ele é dividido em 4 áreas diferentes:

Universo do Toque

Na primeira área, a ilustração da artista estará retratada fora das telas. Os planetas suspensos serão feitos com materiais diferentes e poderão ser tocados pelas crianças com TEA. É uma forma de estimular sensorialmente pelo toque e também de representar a diversidade..

Universo dos Sentidos

Aqui, as crianças terão estímulos de visão, audição, olfato e movimento, para despertar a curiosidade. “Vamos criar um efeito sinestésico. Queremos que cada criança se sinta parte do todo. Teremos projeções pelas paredes que remetem ao universo, chuva fictícia e simulação de vento com cheiros diferentes. Queremos neste espaço que as crianças recebam diferentes estímulos e se sintam tocadas pelo ambiente e pelo universo onde estão”, comenta Carol Felício, uma das organizadoras do TEAbraço.

LEIA MAIS: Vacinas causam autismo? O que mostram as pesquisas mais recentes
Especialistas em autismo participam de evento internacional no interior de SP

Universo da criatividade e tecnologia

As últimas duas áreas vão explorar a criatividade de cada criança. Após ter conhecido um pouco sobre as diferenças e ter passado pela experiência de estar integrado ao universo, os pequenos poderão criar seu próprio planeta, usando diversos materiais. O espaço também conta com monitores treinados em oficinas, contação de histórias, artes, brincadeiras lúdicas e a presença de personagens infantis, entre outras atividades.

Sobre o TEAbraço

A Semana Internacional do Autismo, tem como objetivo disseminar informações e novos conhecimentos sobre o transtorno, além de contribuir com a inserção das pessoas com TEA na sociedade.

Com o tema “Inclusão 360º”, a programação científica traz palestras, cursos de aprimoramento com diversos temas, como educação, comportamentos agressivos e técnicas de comportamento; workshop internacional com renomados profissionais; conferências sobre genética e o uso de canabidiol no tratamento para TEA e palestras gratuitas sobre leis, esporte, cães terapeutas, entre outros. Mais informações: www.teabraco.com.br.

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja os últimos posts