Ouvir Pausar

Nova Família Social

O fim do Auxilio Emergencial : Aumento no número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em 2021.

Artigo de opinião publicado na edição do "O Povo" do ultimo dia 06/01/2021

O fim do Auxilio Emergencial :  Aumento no número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em 2021.


Neste artigo foram apresentados argumentos a respeito do cenário que se desenha para a trajetória de indicadores de pobreza com o fim do Auxílio Emergencial.

Imagem do documentário ‘Histórias da fome no Brasil’



"Com o fim do AE, espera-se um forte aumento no número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em 2021.

E já tivemos uma prévia desse cenário. Estimativas do Ibre/FGV mostram que, entre agosto e setembro, com a redução do valor do auxílio de R$ 600 para R$ 300, as taxas de pobreza e extrema pobreza aumentaram significativamente (segundo critérios do Banco Mundial).

Apenas com a redução do benefício, tivemos o ingresso de 8,6 milhões pessoas na situação de pobreza, sendo mais de 4 milhões em situação de extrema pobreza ou miséria".

"O AE apresentou o potencial de um programa amplo de transferência de renda com maior cobertura e valor transferido, indicando a oportunidade de implementar um novo programa ou aprimorar o atual programa Bolsa Família.

Dois grandes desafios devem ser enfrentados para isso. O primeiro deles é orçamentário. O segundo parece ser a ausência de interesse político. O atraso na definição de medidas para conter o aumento da pobreza indica a ausência de uma agenda social no atual governo."

Essa expectativa vem das dificuldades enfrentadas ao longo do ano de 2020 devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus

Por essa razão, muitos brasileiros que dependeram financeiramente deste auxílio no último ano, começaram 2021 com incertezas sem saber o que irão fazer de agora em diante, já que o calendário de pagamentos do benefício emergencial terminou em dezembro. 

Vitor Hugo Miro - Professor de Economia na Universidade Federal do Ceará. Aspirante a Cientista de Dados.