O papel do pai no desenvolvimento dos filhos

people-2557510_960_720

Paternidade ativa inclui o homem nos cuidados com os filhos;

Os bebês e as crianças são moldados a cada momento e sofrem diretamente com a influência das pessoas ao seu redor. São nesses momentos que a paternidade ativa é convidada a entrar em ação não somente como uma obrigação no cumprimento de funções enquanto “provedor”, mas, sobretudo, no aspecto afetivo junto aos cuidados exigidos pela rotina diária dos pequenos. Nesse contexto de inclusão e conquista de novos espaços dos pais no cotidiano dos filhos, a Pom Pom – referência em cuidados infantis – celebra o Dia dos Pais (11/8) e estimula os papais a trocarem fraldas, darem banhos e desfrutarem de um laço de intimidade especial com os bebês.

Esse contato proporcionado pela paternidade ativa constrói vínculos capazes de influenciar positivamente no desenvolvimento cognitivo e social do bebê, formando um indivíduo mais seguro, além de representar equilíbrio e apoio nas dificuldades que encontrará em sua jornada de vida. A troca de fraldas é uma ótima oportunidade para criar momentos únicos, com muitas brincadeiras e histórias. Para tornar essa hora mais agradável, é importante escolher a fralda certa para não causar mal-estar nos pequenos.

O banho também é um momento de carinho e proteção. Seja de banheira ou no chuveiro, é sempre motivo de bastante interação e cuidados especiais. Essa troca entre o pai e o filho colabora com o bem-estar dos dois, proximidade emocional e reduz conflitos. Além de incluir o homem nas rotinas com os filhos, a paternidade ativa proporciona ainda o cultivo de uma longa amizade entre as duas partes. Essa relação é fundamental para orientar e passar a segurança necessária para guiá-los .

Por CDN Comunicação