O perigo de esquentar alimentos em potes plásticos

534

Você já deve ter ouvido comentários de que faz mal à saúde requentar refeições em embalagens plásticas no forno microondas. Mas, você sabe o por quê? Confira abaixo o real motivo que acontece ao esquentar alimentos em potes plásticos.

A utilização de potes plásticos

Este tipo de produtos é muito útil na cozinha. Afinal, são excelentes para acondicionar alimentos crus ou prontos, vão ao freezer e ao forno microondas e não ocupam muito espaço na geladeira. É muito comum também se levar refeições ao trabalho em potes plásticos, esquentando a comida na própria embalagem. São recipientes práticos, fáceis de carregar e que não derretem quando esquentam. Mas, são prejudiciais à saúde.

A composição dos potes

Você sabia que a etiqueta no fundo dos potes plásticos contém informações sobre a composição dos produtos? Observe o pequeno número citado ali: se for 3 ou 7, eles podem ser feitos com bisfenol A (também conhecido como BPA) ou ftalatos.

A produção de BPA já foi proibida no Brasil há anos, mas você pode ter algum produto ainda dentro do seu armário, já que os potes duram muito tempo. O perigo de utilizar embalagens feitas com BPA se refere à produção de hormônios.

A segunda substância, ftalatos, é cancerígena e ainda não foi proibida. O composto gerado pelos ftalatos é a dioxina e ela também está presente em garrafas PET ou brinquedos, mas, só é liberada no calor.

Mesmo que os seus recipientes não contenham os números 3 ou 7, esquentar alimentos em potes não é recomendável. O motivo é porque todos os potes feitos de plástico contêm substâncias químicas em sua composição e elas podem ser passadas para os alimentos e, em seguida, para você e sua família. As substâncias citadas acima são as piores.

Como lavar potes plásticos?

Existe melhor maneira de lavar potes plásticos? Sim, acredite se quiser. Para que os recipientes sejam limpos, você pode usar água morna ou fria, nunca quente. Não coloque potes plásticos em máquinas de lavar louças, pois elas usam jatos de água quente.

Qual é a melhor forma de esquentar os alimentos?

Utilize potes de vidro, você encontra uma infinidade de tamanhos e formatos em lojas de utilidades domésticas estes produtos podem ser utilizados no forno microondas. Desta forma, você também não precisa transferir seu conteúdo para um prato e pode comer direto no pote.

As mamadeiras de plástico também podem liberar substâncias nocivas, da mesma forma que os potes plásticos. Por isto, prefira alimentar o bebê em recipientes de vidro.

Mas, se você não quer abrir mão de seus potes plásticos para levar o almoço ao trabalho, pode continuar com este hábito sem problemas. Porém, não esquente a comida neste pote, coloque todo o conteúdo que será requentado em um prato o outro recipiente de vidro. Problema resolvido!