O que é Atenção Primária e quais seus benefícios na Saúde?

O que é Atenção Primária e quais seus benefícios na Saúde?

O que é Atenção Primária e quais seus benefícios na Saúde?

Apesar de muito importante, o nome “Atenção Primária à Saúde (APS)” pode não ser muito conhecido entre diversas pessoas e empresas. A APS funciona como porta de entrada para pessoas ao sistema de saúde, sendo o primeiro contato do indivíduo com profissionais de saúde, sempre que necessário.

Essa linha da medicina segue quatro grandes pilares, que buscam entender e analisar a pessoa por inteiro durante uma consulta ou acompanhamento, levando em conta os aspectos físicos, sociais, emocionais e sociais que impactam a saúde de cada um. Parte do dia a dia de nós, profissionais da Atenção Primária envolve conhecer e acompanhar de perto cada pessoa, criando vínculos e confiança para que todas as questões possam ser resolvidas de maneira rápida, única e assertiva. 

Vale ressaltar que não é necessário ter um problema de saúde para procurar os cuidados da Atenção Primária. Na verdade, uma boa parte da eficácia da Atenção Primária à Saúde se deve ao fato de que realizamos um acompanhamento de saúde e buscamos medidas de prevenção, promovendo saúde, acompanhando tratamentos e atuando nos problemas mais comuns. 

Nesse texto, quero mostrar aqui, os quatro pilares que compõem a Atenção Primária, tão importante e presente em nossa sociedade

Acesso aos serviços de saúde:

Servimos como o primeiro contato entre a pessoa e os serviços de saúde , atuando sempre que houver necessidade ou procura (em casos preventivos). .

Longitudinalidade:

É o acompanhamento ao longo do tempo pela equipe de maneira regular, independente da pessoa apresentar ou não no momento.

Integralidade:

O cuidado é por inteiro e envolve todos os aspectos da vida: social, emocional, convívio familiar e a moradia. Assim, são pensadas as ações para melhorar a saúde de cada pessoa..

Coordenação do Cuidado:

São formas de organizar e garantir que o acompanhamento pelos profissionais de saúde seja continuado. Pode ser realizado através de visitas a casa da pessoa ou mesmo por mensagens de texto e conversas.

Atenção Primária no Brasil 

Atualmente, a atenção primária está difundida no setor público e privado, assim como na saúde suplementar como uma importante estratégia de melhoria da qualidade da saúde das pessoas.

Exemplos disso são iniciativas de hospitais de referência como o Sírio Libanês, Albert Einstein e a presença de serviços voltados para a APS em planos de saúde, que incorporam o serviço para seus colaboradores ou clientes.

A Cuidas, por exemplo, é uma healthtech que busca difundir a Atenção primária no meio das empresas e tornar o acesso a saúde mais prático e efetivo.

Apesar de ser pouco debatida, a atenção primária à saúde é de extrema importância, já que oferece cuidado próximo e humanizado entre as equipes de saúde e as pessoas, tornando a abordagem mais efetiva e vantajosa.

* Marina Tomazella Rosito – enfermeira de família sênior, da Cuidas, startup que conecta empresas com médicos e enfermeiros para atendimentos no próprio local de trabalho. Enfermeira formada pela Universidade de São Paulo, com residência em Atenção Básica na Estratégia Saúde da Família na mesma Universidade.

Nos acompanhe nas redes sociais:

https://www.instagram.com/portalnovafamilia/

https://www.facebook.com/revnovafamilia

https://www.linkedin.com/in/revistanovafamilia/

https://www.youtube.com/user/revistanovafamilia

COMUNIDADE DE COLUNISTAS

Para saber mais sobre o colunista da matéria, clique aqui.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja os últimos posts

Dona Felicidade

Dona Felicidade. Diário da pandemia, entramos na fase verde! Significa que após 7 longos meses vou sair de casa, ainda com muito cuidado e apreensão,

Continuar Lendo »